TRE deixa o PMDB sem candidato até decisão do TSE
Por mais que os advogados e o próprio ex-governador Zé Maranhão afirmem que irão recorrer da decisão do TRE, a verdade é que o seu sonho de disputar a Prefeitura de João Pessoa está seriamente ameaçado. Não é impossível, mas ficou bem difícil.
Maranhão até afirmou ao Blog que terá “todas as chances de reverter a decisão no TSE”. Pode ser. Mas, não será fácil o Tribunal em Brasília reformar esse veredicto. Ainda mais que foi uma decisão unânime. Mudar esse entendimento será tarefa hercúlea.
Além do mais, até que o TSE decida julgar o seu recurso, o que pode demorar além da conta, Maranhão estará com a candidatura sub juduice. Nada pior para um candidato do que essa situação de instabilidade. O eleitor estará o tempo todo suspeitando.
A verdade é que, a partir da decisão do TRE, o PMDB vai precisar reabrir uma discussão interna quanto a possibilidade de substituição da candidatura de Zé Maranhão. Será inevitável, até porque o partido corre o risco real de ter nenhum. O que será pior.
E a decisão do PMDB deve ser logo, porque quanto mais tempo o partido adiar esse debate, mais perderá espaços para o embate de outubro. Por mais que a candidatura de Maranhão seja competitiva, como tem sido, acaba de perder autonomia de voo.