Três paraibanos são destaque nacional nesta eleição: Erundina, Lindbergh e Leo
Três paraibanos estarão em destaque nacional nas eleições deste ano: o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e os deputados Leonardo Gadelha (PSC-B) e Luíza Erundina (PSB-SP). Lindbergh é candidato ao Governo do Rio de Janeiro, em parceria com o PSB, que indicou o ex-jogador Romário como candidato ao Senado Federal.
Leonardo é candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pelo Pastor Everaldo Pereira. Já Erundina acaba de ser confirmada como coordenadora-geral da campanha de Marina Silva a presidente, após a renúncia do primeiro-secretário do PSB, Carlos Siqueira. Ele deixou a coordenação, alegando que Marina não representa o projeto de Eduardo Campos.
A escolha de Erundina, que tem uma militância mais à esquerda e portanto mais próxima de Marina, foi feita pelo presidente nacional do partido, Roberto Amaral. A deputada foi contra a aliança do PSB com o governador Geraldo Alckimin em São Paulo. Tanto quanto a própria Marina. A aliança foi praticamente imposta por Eduardo Campos.
Lindbergh vem em quarto nas pesquisas, mas obviamente por estar disputando um dos três Estados politicamente mais fortes do País, certamente estará nos holofotes nacionais. Apesar de não ter a simpatia da candidata do PSB, Marina Silva. Leonardo Gadelha, na condição de candidato a vice-presidente também terá uma exposição nacional.
Quase paraibano – Há um quarto personagem, que é quase paraibano: Eduardo Jorge Martins, candidato a presidente pelo PV. Ele nasceu em Salvador, mas tem fortes raízes na Paraíba. Ele é sobrinho da paraibanos e militou no movimento estudantil e no PCBR, em João Pessoa, a partir de 1968. Foi preso e processado por duas vezes, ainda em João Pessoa, entre 1969 e 1970.
Eduardo também estudou Medicina na UFPB entre 1968 e 1973. Depois, foi eleito deputado estadual e Ffderal pelo PT de São Paulo em várias legislaturas, de 1983 a 2003. Informações da leitora Roberta Petrile.