Troca-troca no PTB: sai Dunga entra Doda de Tião
Mudanças à vista no PTB do ex-senador Wilson Santiago. O deputado Carlos Dunga e seus filhos (Dunga Júnior e Carlos José) devem deixar o partido, antes de virar a data limite para mudança partidária, ou seja, 5 de outubro. Mas, em contrapartida, o PTB deve receber a filiação do deputado Doda de Tião, que deixará o PPL.
Até onde se pode apurar, Dunga não anda satisfeito pela forma como Santiago vem comandando o partido no Estado, rompendo inclusive alguns compromissos internos. Além do mais, como se sabe, Dunga segue orientação do senador Cássio Cunha Lima, que não tem uma relação exatamente muito amistosa com Wilson Santiago.
Doda está deixando o PPL por questões de coeficiente eleitoral, e recebeu garantias de apoios à sua reeleição desde que faça dobradinha com Santigo em 2014. Mas, ainda há pendências jurídicas a se analisar. Há suspeitas de que o PMDB pode reivindicar seu mandato, por ter deixado o partido para se filiar ao PPL e, agora, o PTB.
Sua filiação ao PPL foi pacífica, porque era um partido novo. Mas, se mudar para o PTB, pode parecer que usou a estratagema de se filiar ao PPL, para usar o partido apenas como trampolim, o que poderia caracterizar ilícito. Já o deputado Wilson Filho só deve anunciar desfiliação do PMDB na undécima hora (5 de outubro) para ingressar no PTB, conforme prometeu à direção nacional.