TUDO PRONTO Hospital Universitário disponibiliza 15 leitos para receber pacientes de Manaus com Covid
O Hospital Universitário Lauro Wanderley já está com as instalações preparadas para receber pacientes de Manaus, que serão transferidos por conta do avanço do coronavírus no Amazonas. O HU, filial da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares ), estatal vinculada ao Ministério da Educação, está disponibilizando 15 leitos para a ação humanitária.
A enfermaria que irá recebê-los está equipada com leitos elétricos, bombas de infusão, ventiladores mecânicos e material para ventilação não-invasiva. Além do mais, cerca de 60 profissionais da área assistencial do Lauro Wanderley estarão envolvidos nessa operação.
A logística de transporte está sob a coordenação do Ministério da Saúde, mas ainda não há previsão de quando os pacientes de Manaus chegarão à Paraíba, em aviões da Força Aérea Brasileira. Em todo o País, a Ebserh mobilizou quase 150 leitos de nove hospitais universitários federais.
Transferência – Segundo o governo do Amazonas, 235 pacientes com covid-19 serão transferidos da rede pública hospitalar de Manaus para sete estados e para o Distrito Federal. Um primeiro grupo que estava internado na rede estadual foi removido, nessa sexta (dia 15), para continuar o tratamento em Teresina.
Conforme informações do Ministério da Saúde, as transferências ocorrerão por via aérea e estão garantidos de imediato 149 leitos: 40 em São Luís (MA), 30 em Teresina (PI), 15 em João Pessoa, 10 em Natal (RN), 20 em Goiânia (GO), quatro em Fortaleza (CE), 10 em Recife (PE) e 20 no Distrito Federal.
Paraíba – Dados da Secretaria de Saúde da Paraíba apontam que o Estado tem 801 leitos ativos (entre UTI e enfermaria). Atualmente, os leitos para covid-19 estão 44% ocupados. O sistema informa que há 153 leitos de UTIs ocupados e outros 152 disponíveis. O município com maior número de leitos é João Pessoa, com 139 leitos de enfermaria e 59 leitos de UTI.