UMA NOA NOTÍCIA – UFPB integra pela 1ª vez o ranking mundial de universidades Quacquarelli Symonds
Uma boa notícia: a Universidade Federal da Paraíba tornou-se uma das cinco instituições de ensino federal brasileiras a compor pela primeira vez o ranking internacional QS. Trata-se de uma publicação anual de classificações universitárias da Quacquarelli Symonds. O ranking foi divulgada esta semana.
A UFPB surge na posição 1201ª posição no ranking, logo após a Universidade Federal da Bahia. Além da UFPB e UFBA, também integram o ranking a Universidade Federal de Juiz de Fora, Federal de Pelotas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Federal de Goiás, por terem atendido aos critérios de análise.
Nesta edição, o QS World University Rankings 2022 expandiu para 1,3 mil o número de instituições ranqueadas, 145 a mais que na edição anterior. Na América Latina, o Brasil é o país com mais universidades no ranking, superando Argentina e México, cada uma com 24.
Outras oito instituições estão incluídas no ranking por melhorarem critérios como reputação acadêmica, reputação entre empregadores, número de professores e alunos, entre outros, aumentando de 14 para 27 o número de universidades brasileiras na lista e colocando o Brasil como o país com mais instituições na avaliação.
Critérios – No estudo, as universidades são avaliadas considerando, como métricas: reputação acadêmica, reputação do empregador, proporção professor / aluno, citações por corpo docente, proporção internacional de docentes e proporção de estudantes internacionais.
Os organizadores do levantamento avaliam que os resultados mostram o desempenho de 14,7 milhões de trabalhos acadêmicos. Foram contabilizadas 96 milhões de citações destes trabalhos, ouvidos 130 mil professores e 75 mil empregadores.