Uso do avião do Estado: Vituriano aciona MP e Gervásio avalia pedido de CPI
O deputado Vituriano de Abreu anunciou, esta manhã (dia 12), ter acionado o Ministério Público Estadual para investigar o uso o avião do Estado pelo governador Ricardo Coutinho e a primeira-dama, Pâmela Bório, em viagens de turismo. Vituriano estranhou que a utilização indevida do King Air não tenha ainda sido objeto de investigação.
Entre os deputados de oposição, especialmente Vituriano e Gervásio Filho, o clima foi de insatisfação, depois que o tenente-coronel Francisco Chaves, secretário-chefe da Casa Militar, se recusou a participar de audiência na Assembleia, convocada pela CCJ, para explicar o uso de avião oficial do Estado. A sessão estava marcada para a tarde de ontem.
O deputado Gervásio admitiu, inclusive, apresentar nas próximas horas um requerimento propondo a criação da uma CPI para apurar o uso da aeronave oficial de forma “afrontosa à lei”. Em 28 de dezembro do ano passado, Ricardo e Pâmela viajaram ao Rio de Janeiro, Paraty e Angra dos Reis, onde passaram o réveillon. O avião fez o percurso entre o Rio e a Paraíba duas vezes, em quatro dias…
Em maio, a primeira-dama foi a Belo Horizonte, acompanhada de uma comitiva de apoio, para receber uma premiação do jornal MG Turismo, por seus préstimos ao turismo, certamente mineiro. O governador alegou em sua viagem de final de ano que foi ao Rio assinar um convênio com a Alpargatas, apesar do voo ter chegado às 21 horas de uma sexta-feira anterior ao réveillon. Mas, não se manifestou sobre o voo da primeira-dama a Minas Gerais.
Para o deputado Vituriano, o Ministério Público “precisa apurar e solicitar a instauração de um inquérito civil para apurar se realmente o governador e primeira-dama utilizaram o avião do Estado para fazer turismo pelo País”. O deputado Gervásio entende que a instalação de uma CPI poderá levar à apuração das denúncias, uma vez que a comissão tem poder para convocar autoridades.
Pelo sim, pelo não, Gervásio acionou a Procuradoria da Assembleia para emitir parecer sobre a recusa do chefe da Casa Militar em descumprir uma convocação da Casa: “O que o Governo está escondendo, afinal?”