ARROCHANDO O NÓ Procuradora dá até 6ª feira para governadores explicarem gastos dos recursos federais com hospitais e combate à Covid
A Procuradoria-Geral da República está dando um prazo, até a próxima sexta (dia 19), para que os governadores forneçam planilhas sobre a aplicação dos recursos federais no combate à pandemia, além de informações sobre a situação dos hospitais de campanha destinados ao tratamento de pacientes.
O pedido, segundo a subprocuradora-geral da República Lindôra Maria Araújo é feito em meio ao agravamento da pandemia, com o aumento do número de mortes em decorrência da doença e da superlotação nos hospitais da maioria das regiões do país, com a falta de leitos de UTIs para o atendimento de pacientes.
Lindôra integra o Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia do Coronavírus da PGR, órgão criado, há um ano pelo procurador-geral da República Augusto Aras para atuar de forma preventiva, extrajudicial e resolutiva na contenção da pandemia no âmbito do Ministério Público Federal.
Solicitações – No documento enviado aos governadores, Lindôra questiona quantos e quais hospitais de campanha foram construídos em cada um dos Estados e Distrito Federal, quais hospitais de campanha foram construídos e não entraram em funcionamento e a data de início do atendimento aos pacientes.
A PGR também pede informações sobre a destinação dada aos insumos e equipamentos que faziam parte da estrutura de eventuais hospitais de campanha que tenham sido desativados nos estados.
As informações colhidas podem, eventualmente, subsidiar futuras investigações mirando o fechamento de hospitais de campanha em meio ao agravamento da pandemia no país.