VAI CORRER O RISCO? Lucas recusa convite para ingressar no PSB e diz que seu plano é permanecer no Progressistas

O vice-governador Lucas Ribeiro que, recentemente, recebeu convite para ingressar no PSB, diante da incerteza sobre quem irá comandar a União Progressistas, do qual seu partido (Progressistas) faz parte juntamente com o União Brasil, do senador Efraim Filho.

O convite foi feito diante, precisamente, dessa indefinição sobre como a federação irá para a disputa em 2026: “Fico honrado com o convite feito por dirigentes do PSB, é sinal de reconhecimento ao trabalho que temos feito. Mas quero dizer que sigo no Progressistas.”

Disse que ainda que seu agrupamento político não trabalha como Plano B: “O nosso plano é o P de Progressistas. E temos caminhado nessa linha, buscando esse diálogo. E vamos aguardar. Muito em breve, se Deus quiser, teremos essa definição.”

No plano nacional, a direção da UP tem sinalizado pela oposição à reeleição do presidente Lula, mas Lucas garante que sua candidatura é alinhada politicamente com o petista. Já o senador Efraim, também pré-candidato ao Governo sinaliza claramente: “Somos oposição ao presidente Lula.”

Desde a criação da federação, o deputado Aguinaldo Ribeiro e o senador Efraim disputam pelo comando da UP na Paraíba. É quase certo que se Aguinaldo assumir, Efraim seja obrigado a deixar o agrupamento. Da mesma forma, se Efraim assumir o controle da federação, o clã Ribeiro (Lucas, Aguinaldo e Daniella) deverão migrar de partido.

É neste contexto que Lucas tem recebido convite do PSB do governador João Azevedo para ingressar na legenda, que, assumidamente, apoia Lula.