O deputado-presidente Adriano Galdino (Republicanos), aparentemente empolgado a animação dos festejos juninos de sua cidade, Pocinhos, com show de Zezé Di Camargo, decidiu elevar a temperatura do debate sobre as eleições do próximo ano. Em vez de foguete, cavalo ou touro, apelou logo para o foguetão.
Na noite deste sábado (28/06), véspera de São Pedro, Galdino se empolgou e, sob o calor das fogueiras, decidiu lançar sua pré-candidatura ao Governo do Estado nas eleições de 2026, e fez uma simpatia: quer candidato fazendo dobradinha com o presidente Lula, eventual postulante à reeleição.
Em seu discurso, Galdino traçou um paralelo entre a trajetória de superação do cantor Zezé Di Camargo e a luta do povo paraibano, destacando o esforço coletivo para conquistar espaço e reconhecimento: “A história de Zezé é como a de muitos de nós. De quem saiu lá de baixo, enfrentou dificuldades, mas venceu.”
E foi mais adiante: “Eu sou como Zezé, como o Lula. Lula é igual a gente, é do povo. Não se enganem com os riquinhos que só mentem e inventam histórias. Eu quero ser governador da Paraíba, com Lula presidente. Vamos juntos com Lula.” Galdino estava ladeado pelo irmão, deputado Murilo Galdino, e a esposa, a prefeita Eliane Galdino.
A decisão de Galdino, aparentemente, se confronta com recentes articulações, envolvendo o deputado-presidente Hugo Motta, que teria sinalizado apoio a uma eventual candidatura do vice Lucas Ribeiro (Progressistas), com a previsível saída do governador João Azevedo (PSB) para disputar o Senado.
Neste cenário, o republicanos de Hugo e Galdino indicaria o candidato a vice de Lucas e um senatória, especulada para o prefeito Nabor Wanderley (Republicanos), pai de Hugo.