VAI PRA MORAES? PT processo Cabo Gilberto e mais quatro por “ofensas” contra Lula e o partido na CPMI

O deputado paraibano Cabo Gilberto (PL) está novamente na mira do PT. O acaba de impetrar uma ação por danos morais GIlberto e mais quatro cinco parlamentares da oposição que fazem parte da CPMI do INSS, sob a alegação de ter proferidos insultos ao partido e ao presidente Lula.

Na mira do presidente do PT, Edinho Silva, além do Cabo Gilberto, os deputados Luciano Zucco (PL), Marcel Van Hattem (Novo) e o paraibano Cabo Gilberto Silva (PL) e os senadores Izalci Lucas (PL) e Jorge Seif (PL). Nas ações, ajuizadas na Justiça do Distrito Federal, o PT cobra de cada um indenização de R$ 30 mil.

Segundo o presidente do PT, a ação se refere às falas proferidas pelos parlamentares na comissão, quanto os parlamentares teriam associado o PT e o presidente Lula a desvios de descontos previdenciários e a uma tentativa de barrar a investigação, segundo registro da Folha de São Paulo.

Falas – Uma das falas foi de Van Hatten: “Vossas Excelências estão preocupados com a punição a esses ladrões, que, aliás, são ligados ao Governo Lula. Aquele que foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro e descondensado por quem, agora, arrogou-se o direito de fazer a investigação do INSS, que é o Supremo Tribunal Federal.”

O senador Izalci Lucas disse que nunca se viu “tanta roubalheira como aconteceu com o Partido dos Trabalhadores”. Já Zucco, líder da oposição na Casa, afirmou que “este Governo, de um ex-presidiário, tentou de tudo para que não acontecesse a CPI para investigar os roubos do INSS”.

Ação – Em sua representação, o PT rebate o argumento de que os deputados e senadores têm direito à imunidade parlamentar, neste caso: “Ao propagar fato sabidamente inverídico perante a CPMI , com ampla capacidade de divulgação, ainda que o requerido se valha da sua condição de parlamentar, resta configurado o claro ato ilícito e, consequentemente, o dano moral indenizável.”