Vale tudo pra ganhar eleição? Vídeo de alternativos vaza e compromete Romero
Nem sempre vale tudo para se ganhar uma eleição. Às vezes, o sujeito ganha e não leva. Ou leva pela metade. Veja o caso de Cássio Cunha Lima em 2006. Venceu a disputa contra Zé Maranhão, mas perdeu quase dois anos de mandato e, pior, foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que hoje é um fantasma em sua vida.
Pode ter sido o caso do prefeito Romero Rodrigues, na disputa do ano passado. Pelo menos a julgar pelo vídeo que se tornou viral nos últimos dias. Romero, que estava com uma vitória virtualmente assegurada, achou de fazer promessas em troca de apoio eleitoral, que pode, no mínimo, lhe custar muitos dissabores ao longo do mandato.
No vídeo, que pode ser visto na Internet (http://bit.ly/10plSl8), Romero se reúne com motoristas de transporte alternativo e promete regularizar a categoria, caso seja eleito com o apoio deles. Para a oposição, suas declarações caracterizam fraude eleitoral. No popular, compra de votos. A promessa está bem explicitada.
Num certo trecho, ele afirma claramente: “Porque no instante em que eu vou poder contar com a reciprocidade e a confiança de vocês e ao mesmo tempo também assumir um compromisso… Eu assumo com vocês o compromisso de resolver o problema de legalizar. De lei eu… eu… eu criei dente fazendo lei… Eu acho que a gente vai entrar num processo que eu acho que o apoio de vocês é importantíssimo, é imprescindível, é fundamental.”
Mais adiante, diz ainda: “Eu vim para debater o seguinte: que eu sendo prefeito eu resolvo o problema de vocês. Eu não vou entrar em detalhes, na briga diária, eu não vou me meter nisso, o que eu tenho que dizer é se assumo ou não o compromisso e eu tô assumindo o compromisso com vocês. Vamos legalizar.”
O problema foi que, passados quase cinco meses de administração, não houve a legalização e ai os alternativos foram às ruas e deixaram vazar o vídeo para a Imprensa. Há poucos dias, promoveram uma manifestação que terminou no gabinete do prefeito. Na ocasião, o prefeito escalou o secretário Gilbran Asfóra (Articulação) para dialogar com a categoria. Mais em: http://glo.bo/14d6BYD.