VANDALISMO EM DF Ex-ministro culpa Supremo por “ressuscitar” Lula, sepultar Lava Jato e penalizar Moro, diz O Globo
Uma das declarações mais agudas, na esteira dos atos de vandalismo registrados em Brasília, veio do ex-ministro Marco Aurélio (Supremo), quando responsabilizou a corte pelo rompimento do ordenamento jurídico do País, em relação a Lula, a Lava Jato e o senador e ex-juiz Sérgio Moro.
“Falhou todo mundo, e começou a falha no próprio STF, quando ressuscitaram politicamente o ex-presidente Lula, dando o dito pelo não dito, quando enterraram a Lava Jato, quando declararam a suspeição do Sergio Moro, que veio a ser resgatado politicamente pelo estado do Paraná. O que começa errado, nós aprendemos quando garotos, não acaba bem“, afirmou o ex-ministro.
Em entrevista ao Jornal O Globo, publicada pela colunista Malu Gaspar, o ministro disse que ainda ter ficado “estarrecido” com o vandalismo e questionou: “Onde esteve o Estado como um grande todo?… É algo impensável ter o STF depredado, ter o Congresso Nacional depredado, como ocorreu. Vamos fechar o Brasil para balanço“.
O ex-ministro também isentou o ex-presidente Jair Bolsonaro de culpa nos atos de vandalismo que ocorreram neste domingo (08), em Brasília, e responsabilizou o próprio STF pela situação, afirmando que os responsáveis estão em território nacional e que Bolsonaro não tem domínio das forças que estão aqui: “Ele não tem culpa, está a quantos quilômetros daqui?”
E ainda: “Não lembra o Capitólio porque foi muito pior do que houve no Capitólio. Lá teve resistência. E a repercussão internacional aqui é péssima. A insegurança jurídica é total para o Brasil. O que investidor estrangeiro vai pensar disso aqui? Que é uma república das bananas.” (mais em https://bit.ly/3QIN9Bv)