Veneziano critica desempenho negativo do Governo RC na geração de empregos
Há poucos dias, o Ministério do Trabalho divulgou o ranking nacional da geração (ou perda) de empregos por Estado. E a Paraíba, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) publicados pela Revista Exame, perdeu 9.030 empregos nos primeiros meses de 2013, e ficou como o 3º pior desempenho do País.
O governador Ricardo Coutinho não comentou o assunto, mas o ex-prefeito Veneziano, sim, e criticou o desempenho da economia sob direção girassol: “Isto é fruto da total e completa falta de uma política por parte do governo estadual voltada para a atração de novos investimentos. Lamentável para um Governo que prometia fazer 40 em quatro anos.” Mais informações em bit.ly/YvTZs0 .
O peemedebista também lamentou que a cidade de Campina Grande tivesse colaborado, decisivamente para esse desempenho negativo: “Nesses primeiros três meses do ano já se vê uma realidade bem diferente da que era vista, em anos anteriores, quando houve um incremento significativo na geração de empregos. É de se lamentar mesmo.”
Veneziano lembra que, entre 1991 a 2000, a taxa de geração emprego formal em Campina Grande foi de 2,4%, “abaixo das médias da Paraíba, do Nordeste e do Brasil”, segundo o Ministério do Trabalho. De 2001 a 2004 houve um pequeno aumento e a taxa ficou em 4,1%, mas também abaixo das médias da Paraíba, do Nordeste e do Brasil.
E pontua: “A partir do ano de 2005 (quando assumiu a prefeitura), a taxa começou a crescer de forma mais acentuada. De 2006 a 2007 essa taxa já foi de 9,63%, maior que os índices registrados na Paraíba (4,6%), no Nordeste e no País(5,5%). Os dados apontam que Grande gerou, neste período, 10.163 empregos formais.”