Veneziano fecha com PT e ganha pista livre pra entrar na disputa
Agora é oficial. O PT finalmente bateu o martelo, neste sábado (dia 10), para a aliança em primeiro turno com o PMDB de Veneziano. O prefeito Luciano Cartaxo e o presidente Charlinton Machado formalizaram a decisão. Porém, ainda mantendo o estilo tipo tortura lenta, o partido só irá definir sua participação na chapa dia 20.
De qualquer forma, há uma certeza da composição, para assegurar um palanque à presidente Dilma… Que chega na próxima terça-feira (dia 13), para inaugurar um trecho das obras da Transposição do São Francisco, já dentro de uma perspectiva da manutenção da aliança PT-PMDB, num momento difícil de oscilação de sua candidatura.
A oficialização da coligação dá a Veneziano um mote para sair da inércia dos últimos tempos, quando esteve na meia embreagem dependendo dessa definição. Havia um desgaste permanente, que paralisava suas ações, enquanto Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima seguiam com suas candidaturas a pleno vapor.
É previsível que, a partir desse marco zero, a campanha de Veneziano ganhe musculatura e consistência, o que tem faltado, não por fragilidade do candidato, mas por todas as incertezas que vinham cercando sua postulação. Até o fechamento dessa aliança, ainda especulava-se sua desistência para compor com o PSDB de Cássio Cunha Lima, ou até mesmo o PSB de Ricardo Coutinho.
A partir de agora, a julgar como irreversível a aliança com o PT, mudam as expectativas em jogo. Independente, é claro, do peso do PT. A primeira consequência será, obviamente, o elemento de credibilidade, combustível que poderá turbinar sua campanha. Se antes havia dúvidas sobre sua candidatura, agora com essa definição, começa de fato a dar solidez ao projeto.
Seu maior desafio, a partir de agora, será, além de estreitar a parceria com o prefeito Luciano Cartaxo (principal liderança do partido) formatar uma chapa que não deprima sua candidatura e nem crise problemas na relação com o PT. Como elemento secundário, terá a missão de pacificar o partido em torno do seu projeto de candidatura.