VÍDEO Bandidos invadem PB1 para soltar presos no Estado que o governador prometia acabar com a violência em 6 meses
Impossível não responsabilizar o governo do Estado pela onda de violência na Paraíba. Esse governo, não devemos esquecer, foi o mesmo que, em 2010, prometeu acabar com a violência em seis meses. Portanto, o que se testemunha agora, oito anos depois, é o retrato da incompetência de quem prometeu o que não foi capaz de cumprir. Nem de longe.
Há poucos dias, bandidos invadiram um quartel da Polícia Militar para matar um sargento. Nesta segunda (dia 10), invadiram um presídio, em tese, de segurança máxima, para soltar nada menos do que 105 apenados. Usaram armamento pesado, granadas, e outros explosivos. Pior: também balearam um tenente da PM. Um ato de ousadia que só ocorre em tempos de leniência administrativa. Ausência de autoridade.
Em oito anos, o governo Ricardo Coutinho não aumentou o efetivo, e prometia nomear cinco mil concursados. Hoje, a Paraíba tem menos de oito mil policiais militares, quando deveria ter, pelo menos, 16 mil. E é evidente que não se faz segurança sem efetivo. Além da falta de policiais, também a ausência de uma política de segurança.
Ingrediente que, somados, significam um desastre. Que é ainda mais reprovável porque a vítima, em vez de ser o governo, é, na verdade, o cidadão, refém de uma violência sem fim. O único consolo do paraibano é o fato de que esse governo está nos seus estertores finais. Não é possível que um futuro governador não tenha mais responsabilidade com a área de Segurança Pública.
Pior do que está, certamente é impossível ficar.
CONFIRA VÍDEO DO GOVERNADOR PROMETENDO ACABAR COM A VIOLÊNCIA…