VÍDEO Delegado que investigou Operação Cartola decide deixar Paraíba após ser perseguido e rebaixado duas vezes
O delegado Lucas Sá, responsável pela Operação Cartola, pelo visto, jogou a toalha e decidiu deixar o cargo e a Paraíba. Certamente cansado de tanta perseguição. Informações que foram veiculadas na mídia, na tarde desta terça (dia 22), Lucas Sá teria pedido afastamento junto à Superintendência de Polícia Civil, determinado a retornar para o Ceará, conforme registro do Portal do Litoral (em https://goo.gl/EVzJHj).
Como se sabe, nos últimos 30 dias, Lucas foi rebaixado duas vezes. Uma, pelo ex Ricardo Coutinho, outra pelo atual governador João Azevedo. O caso tem sido visto, dentro da corporação, como um dos casos mais odientos de perseguição a um delegado, apenas por ter desempenhado bem o seu papel de investigar ilícitos e expor responsáveis. O caso chegou a repercutir nacionalmente em portais como UOL e Globo.
Histórico – Lucas Sá ficou conhecido nacionalmente após coordenar as Operações Gabaritos e Cartola. A Gabaritos desbaratou quadrilha que fraudava concursos na Paraíba. A Cartola, que expôs as vísceras do escândalo do futebol da Paraíba, inclusive com o afastamento sumário de vários dirigentes flagrados em fraudes, como manipulação de resultados de jogos e compra de juízes.
Ricardo Coutinho – A Operação Cartola chegou a Ricardo Coutinho. Segundo a reportagem do programa Globo Esporte, o ex-presidente do Botafogo, Breno Morais, envolvido nas fraudes, cita o ex-governador, que teria, segundo ele, sugerido compra de juiz. Logo após a reportagem, Lucas Sá foi afastado das investigações.
A compra seria para tentar impedir a derrota para o Atlético Mineiro. No final, o resultado foi a derrota do Botafogo para o time de Minas por 4 a zero, e sua desclassificação na Copa do Brasil. Consta dos autos o seguinte diálogo entre Breno e o também ex-dirigente Zezinho do Botafogo… (Diálogo está no vídeo, a partir do momento 8:04 do vídeo)
Breno: O que foi que ele (Ricardo Coutinho) disse ontem?
Zezinho: Hum.
Breno: Breno, o certo era você comprar um juiz desse ai.
Zezinho: Risos.
Breno: Eu sei, mas não tive tempo de chegar. Eu disse é assim filho da puta.
Zezinho: Risos.
Breno: Era para você ter comprado esse juiz ai.
Zezinho: Eu sei.
Nota – Em nota, o governador Ricardo Coutinho descarta ter proferido a frase a ele atribuída a ele por Breno, que chega a dizer para a reportagem que não tinha proximidade com o governador. Disse ainda que irá tomar providências jurídicas contra as afirmações do ex-presidente do Botafogo, no que classificou numa claro e irresponsável esforço de envolvê-lo no escândalo sem provas.
Um vídeo postado reportagem mostra Ricardo Coutinho fazendo elogios a Breno, e defendendo o dirigente das acusações constantes na Operação Cartola. Diz o governador neste vídeo: “Meu querido amigo Breno. Breno que é um injustiçado, viu? Esse negócio do cabra com a caneta achar que vai dar na cara de todo mundo, que vai acabar com a vida do outro e não tem nada pra provar, esse negócio tá cheio no Brasil.”
CONFIRA VÍDEO EM… https://globoplay.globo.com/v/7120538/