Vídeo mostra senador paraibano defendendo a Transposição em versos ainda em 1999
Muitos têm se apresentado para “tirar uma casquinha” das obras da Transposição, que deverão ser inauguradas nesta sexta (dia 10), entre Monteiro e Sertânia. Tem muito pai da criança, mas é conveniente não esquecer que essa obra só saiu do papel porque muita gente como o ex-senador Marcondes Gadelha e o ex-senador Ronaldo Cunha Lima cobravam sua realização.
Marcondes tem a memória de toda a cruzada, e teceu detalhes no programa Intrometidos (mais em https://www.youtube.com/watch?v=XmOr1FHgweQ) desde o tempo de Dom Pedro II, que prometeu vender as joias da coroa para realizar a obra, mas não moveu um anel. Falou ainda da luta de outros parlamentares para convencer o Governo Federal a iniciar a obra.
O ex-presidente FHC, como se sabe, prometeu, mas o máximo que conseguiu foi realizar o estudo de impacto ambiental. Já o ex-presidente Lula decidiu comprar a briga com grupos contrários e, realmente iniciou a obra. Que, durante a gestão Dilma Rousseff pouco avançou, e, agora, chega à sua conclusão com o presidente Temer. Ou seja, há muitas mãos nessa empreitada.
E para refrescar a memória, oportuno destacar arquivos de vídeo e áudio que caíram na Internet com um candente discurso do então senador Ronaldo, defendendo sua realização. Era então, março de 1999, quando a Transposição ainda não passava de um projeto.
CONFIRA O VÍDEO…