Violência na Paraíba (que não existe para RC) volta ao noticiário nacional
Estão todos errados: Ministério da Saúde, Ministério da Justiça, a ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, CNN Internacional e, agora, o Fantástico. Todos estão errados quando trazem a escalada de violência na Paraíba, quando consideram o Estado o 3º mais violento do País e João Pessoa a 9ª cidade mais violenta do mundo.
Quem está certo é o governador Ricardo Coutinho que, na campanha de 2010, dizia que o problema da violência na Paraíba era apenas de gestão e que resolveria em seis meses. O fato de João Pessoa pular, em três anos (que coincidência) de 29ª mais violenta do mundo para 9ª foi birra da ong mexicana. Campina Grande ter entrado no ranking, já em 25º foi despeito dos mexicanos com a Paraíba.
Quem está certo é o Governo Ricardo Coutinho, para quem a questão da violência na Paraíba é meramente de ordem psicológica. Quer dizer, o cidadão imagina que está sofrendo com a violência, mas é pura ficção. A violência está sob controle no Estado, segundo o Governo. Na prática, bastam alguns comprimidos de lexotan para resolver o problema.
Quem está certo é o governador quando afirma que a curva da violência está em queda no Estado, que todas essas estatísticas trazem números falaciosos e que a Imprensa está inventando, apenas para atingir seu operoso Governo. Isso tudo não passa de uma orquestração do que o governador chama de oposição, com o propósito de tentar impedir o grande salto que o Estado está dando.
O único problema é quando ocorre de ser exibida uma reportagem como esta do Fantástico, mostrando, com números e imagens, a gravidade da situação. Então, a Paraíba volta a exibir sua realidade e se torna a vergonha nacional. Um Estado em que, para o governador, vive-se um mar de tranquilidade, enquanto, para o cidadão, resta a realidade das ruas.