Violência não dá trégua: oito são assassinados na Grande João Pessoa
Os bandidos não deram trégua nem no período natalino. Os primeiros levantamentos, nesta quinta-feira (dia 26), apontam que prossegue a onda de violência: em 24 horas foram registrados nada menos do que oito assassinatos na Grande João Pessoa, engrossando ainda mais as estatísticas da criminalidade crescente no Estado.
Dados fornecidos pelos órgãos policiais indicam que os crimes começaram a se registrar na tarde de ontem e seguiram até a madrugada desta quinta, tanto na Capital, quanto nos município de Santa Rita e Bayeux. Em todos os casos, as vítimas foram mortas a tiro e nenhum dos responsáveis pelos homicídios foi detido.
Violência crescente – Pela segunda vez, João Pessoa foi relacionada no ranking das dez cidades mais violentas do mundo. Em 2012, a cidade estreou no ranking da ONG mexicana Consejo Ciudadano para la Seguridad Publica y Justícia Penal, entre as dez mais.
No estudo de 2011/2012, João Pessoa entrou para o ranking apresentando uma taxa de 71,59 assassinatos por grupos de 100 mil habitantes, e ocupou o desonroso 10º lugar. Um ano antes, no início do Governo RC, a Capital vinha em 29ª no ranking, com uma taxa de 48,64 assassinatos por grupos de 100 mil pessoas. Mais dados emhttp://bit.ly/yQXBeM.
No novo estudo, que acaba de ser divulgado pela ONG mexicana, João Pessoa se consolida em 10º após manter a mesma taxa de homicídios do ano anterior: 71,59 assassinatos por grupo de 100 mil pessoas. Detalhe: no mesmo período, de 2010/2011 pra cá, Maceió caiu para 6º, com uma taxa de 85,88 (em http://bit.ly/YJJPoz). Era 3ª, com 135,26 assassinatos.
Pós – Após a postagem dessa matéria, foi registrado mais um homicídio em João Pessoa, afora duas tentativas.