Vital e Ruy contestam contratação de médicos cubanos: “Maioria é medíocre”
Mais dois parlamentares criticaram a contratação de médicos cubanos para suprir carência de profissionais em todo o País, especialmente na Paraíba. Para o senador Vital Filho “não existem razões plausíveis para importação de médicos.” No mesmo diapasão veio o deputado Ruy Carneiro: “Não podemos colocar em risco a população que precisa de atendimento com médicos de pouca qualificação.”
Vital lembra a existência de “veementes protestos contra essas contratações, até porque há alternativas para o Brasil, sem essa importação de médicos e dados do próprio governo mostram que os médicos cubanos não alcançam excelência profissional. Apenas 9% dos médicos graduados em Cuba inscritos conseguiram aprovação no exame realizado pelo Brasil. É um desempenho menos que medíocre.”
“Me preocupo com os estudantes que dedicam tempo e esforço para passar no vestibular, além daqueles que investem um alto custo nos cursos particulares”, alertou Ruy Carneiro. E complementou: “Nós já temos critérios para revalidação dos diplomas, então vamos cumprir as regras. O que não podemos é ignorar esses critérios. Não podemos colocar em risco a população que precisa de atendimento médico.”
“É preciso que se diga com todas as letras: o atendimento de saúde promovido por profissionais não qualificados é muitas vezes mais danoso para o paciente do que a ausência de tratamento imediato”, disse Vital do Rêgo. O assunto será tema de debate nesta quarta-feira (15), às 14h30, pelas Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados.