Vital já admite disputar a presidência do Senado
A Paraíba já teve um presidente de Senado. Ele era conhecido pela capacidade de articulação. Foi Humberto Lucena que, aliás, tanta falta tem feito ao Estado nesses tempos turbulentos. Agora, décadas depois, há uma chance de repetir o feito. Tem crescido muito em Brasília a articulação em torno do senador Vital Filho para disputar presidência da Casa. Apesar de reconhecer os obstáculos no caminho, ele próprio admite: “A possibilidade é real, e pode ocorrer.”
Apontado pelo Diap como um dos 100 “cabeças” do Senado, Vital tem sido especulado pelo seu partido, o PMDB, há tempos, como uma forma de superar as divergências internas, entre os grupos de Renan Calheiros e Eunício de Oliveira. “O PMDB tem grandes nomes. Estou começando (a campanha) agora, tenho que imaginar que devo assumir posições ainda mais importantes, mas estou brigando. Estou entre os três cotados”, tem admitido o senador paraibano.
Segundo Vital, já existe “uma articulação dentro do PMDB que é o partido com o maior número de senadores na Casa e por primazia terá a escolha da presidência do meu nome, como também dos senadores Renan Calheiros, Eunicio de Oliveira e Luiz Henrique, mas discussão ocorrerá no momento certo”. O que se comenta na Casa é que, pelos postos que Vital tem ocupado, como importantes relatorias e a CPI do Cachoeira, seu nome tem apoio da cúpula do partido e até do Palácio do Planalto.
A eleição para a Mesa Diretora do Senado deverá ocorrer no início de 2013.