Vital lamenta isolamento do Estado pela aftosa e cobra providências de RC
O senador Vital Filho lamentou, nesta quarta (dia 16), em Brasília, o isolamento dos pecuaristas paraibanos, que não poderão mais comercializar seus rebanhos, porque o Governo do Estado não cumpriu as exigências do Ministério da Agricultura, e a Paraíba está catalogada como área de risco da febre aftosa.
“Isto mostra a falta de planejamento do Governo Ricardo Coutinho. Com isto, os maiores prejudicados com esse descaso inaceitável são os pecuaristas, que ficam impedidos de transitar com seu gado”, acrescentou o senador, cobrando providencias imediatas “para não causar mais prejuízos aos produtores”.
Segundo Vital, “a Paraíba e o Rio Grande do Norte estão isolados no Nordeste já que todos os outros Estados que fazem divisa conosco não permitirão a entrada de nossos animais”. E fez um apelo ao Governo do Estado por uma solução urgente, “pois nossos pecuaristas já estão sofrendo com a seca e não precisam de mais essa problemática”.
Há poucos dias, o deputado Gervásio Filho protocolou um requerimento na Assembleia, convocando o secretário Marenilson Batista (Agricultura), para prestar esclarecimentos sobre os motivos que levaram a Paraíba a não cumprir as exigências sanitárias do Ministério da Agricultura.