Vitória do reitor Rangel Júnior consolida independência da UEPB em relação ao Governo
O atual reitor Rangel Júnior e o vice Flávio Romero conseguiram uma expressiva vitória na disputa pelo comando da Universidade Estadual da Paraíba. A chapa vitoriosa obteve uma significativa maioria de 60,69% dos votos da comunidade acadêmica, contra apenas 33,92%, da chapa integrada pelos professores Carlos Enrique Ruiz e Raílda Fernandes.
A vitória de Rangel consolida uma frente de independência da UEPB perante do Governo Ricardo Coutinho. Desde que assumiu o Governo, em 2011, o governador tem mantido, ao anular a autonomia administrativa e financeira da Universidade, uma constante queda de braço com a Instituição, primeiro gerida por Marlene Alves, depois por Rangel.
A partir de agora, o resultado da disputa será homologado e encaminhado para o Conselho Universitário (Consuni) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) que, em reunião conjunta, conforme estabelece o artigo 43 do Estatuto da UEPB, irão escolher os nomes de composição da lista tríplice a ser encaminhada ao governador. A posse deverá ocorrer até 13 de dezembro.