Votação dos deputados da Paraíba pelo impeachment não surpreendeu: nove a favor, três contra
A bancada da Paraíba não chegou exatamente a surpreender. Nem mesmo no voto do deputado Wellington Roberto, afinal vinha se anunciando indeciso até momentos antes da votação. Seu partido, o PR, havia recomendado voto contra o impeachment. E houve a liberação de emendas nos últimos dias, inclusive para Santa Rita, como parte do acordo com partido com o Palácio do Planalto.
E se havia alguma dúvida em relação Veneziano Vital do Rego, o deputado cuidou de confirmar a orientação do PMDB, votando pelo impeachment da presidente Dilma. Talvez alguma surpresa nos votos excessivamente entusiasmados dos deputados Rômulo Gouveia e Wilson Filho, que estiveram indecisos até uma semana antes da votação.
Os deputados Benjamim Maranhão, Efraim Filho e Manuel Júnior já eram assumidamente favoráveis ao impeachment. Também foi digno de registro o voto emocionado do deputado Luiz Couto, que externou toda sua indignação contra Eduardo Cunha.
Aguinaldo deu a impressão de estar constrangido, e talvez estivesse mesmo, uma vez que foi ministro da presidente Dilma e, mais recentemente, chegou a tentar voltar ao posto, após retornar à liderança do PP. Confessou ser líder da maioria do seu partido, que fechou questão. De modo que o resultado da bancada não ficou diferente do que já sinalizava nos últimos dias.
BANCADA DA PARAÍBA
A favor do impeachment (nove)
Aguinaldo Ribeiro (PP)
Benjamin Maranhão (SD)
Efraim Filho (DEM)
Hugo Motta (PMDB)
Manoel Junior (PMDB)
Pedro Cunha Lima (PSDB)
Rômulo Gouveia (PSD)
Veneziano Vital do Rêgo (PMDB)
Wilson Filho (PTB)
Contra o impeachment (três)
Damião Feliciano (PDT)
Luiz Couto (PT)
Wellington Roberto (PR)
PLACAR FINAL DO IMPEACHMENT – Total de 511 votos
367 a favor
137 contra
7 abstenções
2 ausentes