XERIFES DA CALVÁRIO… Octávio, Severino Queiróz e Fabiano Emídio recebem comenda da CGU pelo combate à corrupção
O time de elite que comandou a força-tarefa da Operação Calvário, deflagrada em dezembro de 2018, e que levou à prisão o ex-governador Ricardo Coutinho e mais 17 pessoas, acaba de ser homenageado pela CGU (Controladoria Geral da Uniã0), com a Ordem do Mérito.
De acordo com a CGU, a distinção só é concedida a autoridades que tenham se destacado efetivamente no combate à corrupção e oferecido contribuições relevantes para a gestão pública.
Foram homenageados o promotor Octávio Paulo Neto, coordenador do Gaeco, Severino Queiroz, coordenador da CGU na Paraíba, e o delegado Fabiano Emídio, da Polícia Federal, atualmente em Brasília.
Octávio, Queiroz e Emídio, como se sabe, foram os principais responsáveis por operações importantes promovidas nos últimos anos pelo Ministério Público da Paraíba, como a Xeque-Mate e a Calvário, dentre as mais importantes.
Ao tomar conhecimento da comenda, Octávio fez questão de dividir a honraria com seus parceiros: “Pessoas como Severino Queiroz, João Olímpio, Giuliano, Claudia, André Simões, Fábio , Roberto, Israel e Wagner Rosário são a expressão máxima da decência e resiliência.”
Comenda – A Ordem do Mérito da CGU foi criada, em 2022, pelo presidente Bolsonaro, para homenagear pessoas “naturais ou jurídicas, civis ou militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado notáveis serviços à Controladoria Geral da União ou aos órgãos que a integram, em âmbito nacional ou internacional”.
O ato que concedeu o título de Comendador aos paraibanos foi assinada por Wagner de Campos Rosário, controlador geral da União.