CCJ derruba onze vetos de RC e votação em plenário deve ocorrer nesta quarta

O Governo Ricardo Coutinho terá mais um mote para embates, na sessão desta quarta-feira, quando já deve entrar em pauta o polêmico pedido de aval para o empréstimo de R$ 150 milhões da Cagepa. É que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) derrubou, na sessão desta terça (dia 31), mais 11 vetos do governador RC.
Dentre os vetos derrubados pela CCJ, destacam-se ao do projeto de Lei 944/2012, do deputado José Aldemir, que institui no Estado “o Programa de Prevenção Primária do Câncer”.
Assembleia decide emitir nota de desagravo contra ataques a deputados

O presidente Ricardo Marcelo esteve reunido com vários parlamentaes, na manhã desta terça-feira (dia 31), para definir a confecção de uma nota da Assembleia, cobrando uma posição do governador Ricardo Coutinho em relação aos ataques desferidos pelo jornalista Ulysses Barbosa (esposo da secretária Tatiana Domiciano – Comunicação) contra os parlamentares, via twitter.
Na reunião, ficou deliberado que a Assembleia, na emissão da nota, irá pontuar que só votará novas matérias de interesse do Executivo, depois que o Governo Ricardo Coutinho se posicionar em relação aos ataques.
Girassóis à beira de um ataque de nervos

Tem algo de estranho ocorrendo entre os girassóis. É visível que o grupo, separado ou em partes, está à beira de um ataque de nervos. São muitos os sinais de inquietação. De um lado, o esposo da secretária Tatiana Domiciano (Comunicação), abriu fogo contra a Assembleia, tachando os deputados de “bandidos” e outros adjetivos pesados.
De outro, a vereadora Sandra Marrocos aproveitou a presença do prefeito Luciano Agra na Câmara, para acusar o alcaide de “desequilibrado”, referindo-se à demissões de integrantes do Orçamento Democrático. No paralelo, o governador RC voltou a atacar o prefeito Luciano Agra, chamando-o de aventureiro, medíocre e biruta de aeroporto, além de transformar a Prefeitura num “balcão de negócios”.
Pesquisa Ipespe: Romero e Tatiana crescem, Daniela estaciona

Os números da última pesquisa JornaldaParaíba/Ipespe trazem pelo menos dois elementos básicos, para compreender o atual momento da disputa pela Prefeitura de Campina Grande: o crescimento de Romero Rodrigues e Tatiana Medeiros, que pode ser o sinal de uma polarização entre eles, em contraponto a uma pretensa estagnação da candidata Daniela Ribeiro.
É fato que Daniela ainda está muito bem nas pesquisas, seguindo com 24% (os mesmos percentuais da pesquisa anterior), seguindo logo atrás de Romero (que passou de 22% para 26%), mas, como dito, parece estacionada. Tatiana, que tinha 14% na anterior, passou a 17%. Há, é claro, um empate técnico entre Romero e Daniela, mas o viés de crescimento é do tucano.
Tatiana também mostra vigor e já ameaça Daniela. São sete pontos de diferença, inclusive dentro da margem de erro (3,5%) de um empate técnico.
Cagepa: deputado diz que parecer contra é irretocável e RC precisará de 22 votos pra derrubar

O deputado Gervásio Filho, presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia, pontuou para o Blog que “o parecer do deputado Vituriano de Abre, contra a concessão do aval do Governo para o empréstimo da Cagepa é uma peça irretocável, tem embasamento técnico e será difícil de ser contestado”.
Gervásio lembra que, pelo Regimento da Casa, “o Governo vai precisar, primeiro convencer os deputados de que o parecer de Vituriano está equivocado, o que será muito difícil e, depois, ter os 22 votos para derrubar a peça em plenário”.
Briga de notas oficiais entre Governo RC e Assembleia por causa do empréstimo da Cagepa

A polêmica sobre o pedido de empréstimo da Cagepa acaba de produzir o primeiro embate institucional entre o Governo Ricardo Coutinho e a Assembleia Legislativa. Na verdade, uma briga de notas oficiais, depois que o governador RC passou a responsabilizar os deputados estaduais por ocasionais problemas na Cagepa, caso o empréstimo não se viabilize.
No início da noite dessa segunda-feira (dia 30), o presidente da Assembleia Ricardo Marcelo colheu informes dos deputados para emitir uma nota, pontuando a posição da Casa diante dos ataques do governador. A informação vazou, antes da nota do Legislativo. O Governo então distribuiu uma nota, cobrando a aprovação desse e outros empréstimos.