A quem interessa um rompimento de Agra e Cartaxo?

Se a mídia chapa branca está especulando um eventual rompimento entre o prefeito Luciano Cartaxo e o neo-ecológico Luciano Agra, e soltando seus foguetões, pode ter certeza, meu caro Paiakan: é para agradar ao governador Ricardo Coutinho. Simplesmente não existe crime sem motivação, dizia a mestre em romance policial, Agatha Christie.
A Ricardo interessa queimar o prefeito Cartaxo, como sendo o ingrato que recebeu o apoio de Luciano Agra e depois rompeu. A Ricardo também interessa fulminar Agra (que foi seu algoz em 2012) como sendo o político incapaz de manter uma convivência civilizada com seus aliados, no caso o prefeito Cartaxo. Queima os dois de uma cajadada só.
Desmerecendo Agra, Ricardo varre o ex-aliado do caminho. Desgastando Cartaxo, RC imagina reduzir sua importância na disputa de 2014…
Deputado responsabiliza Manaira Shopping por alagamento no São José

Mais um capítulo na pendenga entre o Manaíra Shopping e a comunidade do Bairro de São José. Agora, o deputado Anísio Maia está acusando a direção do shopping de ter provocado o alagamento de vários suas do bairro, após as últimas chuvas que caíram em João Pessoa: “A causa do alagamento foi o aterro irregular feito pelo shopping.”
“O nível das águas, mesmo nos invernos mais rigorosos, jamais chegou aonde chegou agora, com as pessoas sendo obrigadas a deixar suas casas. E tudo isso passou a acontecer depois que a direção do shopping fez o aterro, que, inclusive, nós chegamos a denunciar, logo no começo do ano. Ai está o resultado”, adiantou o petista.
Projeto que flexibiliza Lei da Ficha Limpa pode não beneficiar Cássio

Como é de amplo conhecimento público, o senador Cássio Cunha Lima está inelegível para a disputa das eleições de 2014. Algo que poderia mudar com o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa. Mas, a julgar pelas declarações do deputado Henrique Alves, presidente da Câmara, ainda não há uma luz no fim do túnel. Alves é favorável à flexibilização da lei, mas em parte.
Segundo Alves afirmou ao Blog do Josias, “a lei tem exageros, que precisam ser corrigidos”. E exemplificou: “um parecer de um tribunal de contas não pode inviabilizar a decisão sobre a candidatura de um prefeito.” Josias lembra que o “abrandamento da Ficha Limpa está sendo discutido no contexto de uma minirreforma da legislação eleitoral que a Câmara quer votar até o final do mês”.
A proposta em tramitação na Câmara “elimina a possibilidade de serem considerados ‘fichas sujas’, inelegíveis por oito anos, os prefeitos, governadores e presidentes cujas contas tenham sido rejeitadas pelos tribunais de contas dos municípios, dos Estados e da União”. Somente seriam considerados fichas sujas aqueles cujas contas sejam reprovadas pelas casas legislativas.
Cartaxo pode promover (em breve) mais mudanças no secretariado

Não é improvável que, muito em breve, ocorram novas mudanças no secretariado do prefeito Luciano Cartaxo. O prefeito, como se sabe, já trocou, em menos de quatro meses, o secretário de Saúde (era Lindemberg Medeiros e entrou Adalberto Fulgêncio) e da Articulação Governamental (Inaldo Leitão no lugar de Geraldo Bandeira Accioli).
Até onde o Blog pode apurar, Cartaxo não aceita a formação de guetos dentro de sua administração. E esse é um detalhe que pode redundar em mais mudanças. Um prestigiado assessor do prefeito revelou ao Blog: “Do mesmo jeito que o prefeito teve coragem de não manter Roseana Meira, também pode demitir outro secretário, que não esteja afinado com sua gestão.”
Depois de poeta, cartunista também ironiza adesão de secretário e governador ao forró de plástico

Há poucos dias, o Blog trouxe um artigo do poeta Ed Porto, ironizando a repentina mudança de gosto do governador Ricardo Coutinho e do secretário Chico César (Cultura), com relação ao chamado forró de plástico. Porto lembrava que, há dois anos, a dupla era visceralmente contra. César, inclusive, avisava que o Estado não aplicaria um centavo em eventos com bandas do gênero.
Mas, a um ano e pouco das eleições do próximo ano, tanto o governador, quanto o secretário mudaram de opinião: “vem agora o anarriê junino e o governo do Estado apoia os festejos de Antônio, João e Pedro em mais de 20 prefeituras paraibanas em cuja programação musical temos o melhor do pior forró de plástico. Dentre elas, pasmem, a de Campina Grande.”
Inspirado na polêmica, o artista de rua Régis montou bela charge que se encontra na Internet.