Governo destina apenas 100 policiais pro S. João da Capital e gangues tumultuam festa

Quando anunciou o plano de seguranças para os festejos juninos deste ano, o Governo RC garantiu um efetivo de quase 6.200 policiais, com 622 viaturas em todo o Estado. Desses, 2,5 mil seriam destinados ao Maior São João do Mundo, em Campina, e 1,5 mil para João Pessoa. Mas, não foi o que se viu na Capital, no encerramento do São João Pra Valer.

No encerramento dos festejos, noite desse sábado, havia apenas 100 homens da polícia para dar policiamento a uma festa que atraiu mais de 50 mil pessoas, no Ponto de Cem Réis, segundo alguns dos próprios policiais que estavam no local. Resultado: gangues rivais provocaram várias arruaças, durante os shows de Waldonys e Banda Encantus.

O tumulto não foi maior, porque a Prefeitura contratou empresas de segurança privad para ajudar no policiamento. O prefeito Luciano Cartaxo lamentou: “É uma pena que uma festa dessa dimensão não tenha recebido a devida atenção da parte do Governo do Estado.” Na mesma linha falou a deputada Daniella Ribeiro: “Falta sensibilidade ao governador.”

Vital deve emitir parecer favorável ao passe livre. Os royalties pagam a conta

O senador Vital Filho deverá emitir, ao longo da semana, seu parecer sobre o projeto de lei nº 248, que institui o passe livre para todos os alunos da rede pública e privada de ensino no País. E deve ser pela sua aprovação, com recursos oriundos dos royalties do petróleo: “Esse é um anseio da sociedade e o Senado não pode ficar alheio.”

Como a tramitação do projeto está se dando em regime de urgência, nem passará por outras comissões técnicas da Casa e irá direto à votação em plenário, após o seu parecer: “Os recursos financeiros necessários ao custeio à gratuidade serão calculados com base no número de alunos transportados e no valor da tarifa fixada para o acesso ao transporte público coletivo de cada cidade.”

O detalhe é que se o Projeto for aprovado no Congresso e sancionado pela presidente Dilma, ficam praticamente esvaziadas todas as reduções no preço das tarifas de transportes públicos, pelo menos para os estudantes.

Voto secreto: está na hora de acabar? Ruy acha que sim

O deputado Ruy Carneiro tem marcado o mandato na Câmara Federal por algumas bandeiras claramente impopulares entre seus colegas de parlamento. Uma delas foi a extinção do 14° e 15º salário para deputados e senadores. Agora, o tucano está propondo o fim do voto secreto em todas as votações do parlamento.

Na semana passada, a CCJ da Câmara já havia aprovado PEC 196/2012, que institui voto aberto no caso de cassação de mandato parlamentar. Ruy, apesar de reconhecer nessa PEC “um certo avanço”, defende que o voto aberto seja a todas as votações do Congresso”. O voto secreto tem provocado intenso debate nos bastidores do Congresso.