Indiciados do Jampa fogem de sessão na Assembleia e CPI ganha força

Confesso, meu caro Paiakan, que até agora não encontrava um elemento consistente para a instalação de uma CPI do Jampa Digital. Apesar dos contundentes relatórios da Polícia Federal, CGU e Ministério Público Federal. Mas, com a ausência dos indiciados na sessão convocada pela Assembleia para debater o assunto, creio que o Governo Ricardo Coutinho deu o mote.
Ora, quem não deve, não teme. Por que se negar a comparecer à sessão desta quinta para oferecer o mínimo de explicação aos paraibanos? De que, afinal, o Governo tem medo? A impressão óbvia é que se estivesse convicto da inocência, não fugiria do debate. Seria, inclusive, o foro adequado para esclarecer tudo e tranquilizar a opinião pública quanto ao escândalo.
Juiz anuncia condenação de Veneziano. Advogados dizem ser “matéria vencida de 2008”

Uma notícia veiculada, no final da manhã desta quinta, dava conta de que o juiz Ananias Nilton Xavier, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande, havia condenado o ex-prefeito Veneziano por improbidade administrativa, e agitou a praça. Veneziano, como se sabe, é pré-candidato a governador e, a preço de hoje, principal adversário do governador Ricardo Coutinho.
Informações colhidas pelo Blog indicam se tratar de uma ação de 2008, em relação ao “trevo” que o ex-prefeito usava como slogan da Prefeitura, mas que foi abolida. Segundo advogados do ex-prefeito Veneziano, “trata-se de matéria vencida, uma vez que já foi amplamente julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral e, portanto, não há absolutamente nada de novo”.
PB na contramão: “ICMS antecipado sangra comércio e causa demissões”, diz deputado

A temperatura aumentou alguns graus na Assembleia esta manhã. Não bastasse a iminente realização da sessão especial desta tarde (dia 01) sobre o Jampa Digital, a discussão entre os deputados Edmilson Soares e Anísio, Gervásio Filho denunciou que o comercio do Estado está sendo sangrado pelo Estado, por conta do ICMS antecipado.
“E era um governador, que durante a campanha, prometia levar a Paraíba a dar um grande salto. Como é que poderemos saltar para o desenvolvimento, se o governador baixa decreto sangrando os comerciantes da Paraíba?” indagou o deputado. Trata-se do Decreto nº 33.807/2013, publicado no Diário Oficial de 2 de abril de 2013.
Ausência de Barbosa em solenidade do PAC 2 sinaliza para demissão

A solenidade foi com o ministro Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) e constava da pauta a entrega de máquinas do PAC 2, mas curiosamente o único secretário que esteve ausente foi o titular da pasta do PAC, Ricardo Barbosa. Sua ausência fez reacender os comentários de que está demissionário da Secretaria do PAC e da Suplan.
A solenidade ocorreu no Palácio da Redenção e foi comandada pelo governador Ricardo Coutinho. Na ocasião, o governador destacou suas ações na área agrária, mas se recusou a comentar o escândalo do Jampa Digital. Ontem (quarta, dia 31), ao ser indagado se estaria saindo do Governo, Barbosa jurou ter recebido ligação do governador garantindo sua permanência.
Edmilson alerta Anísio por causa do Jampa Digital: “Comigo o trunfo é pau!”

O escândalo do Jampa Digital segue mexendo com os nervos dos deputados estaduais. Na manhã desta quinta (dia 01), por exemplo, o deputado Edmilson Soares se dirigiu ao seu colega Anísio Maia e alertou: “Vossa excelência meça as palavras, para que não haja um confronto maior entre nós… Com vossa excelência o trunfo é pau!”
As declarações do sisudo Edmilson foram dadas, segundo ele, por ter sido acusado pelo petista de ter encerrado a sessão de ontem na Assembleia, após receber um telefonema do Palácio da Redenção, ordenando que finalizasse os trabalhos. Naquele momento, os debates giravam acalorados em torno do escândalo do Jampa Digital.