Briga no PT: Couto se nega entregar cargos no Governo e Rodrigo ameaça com expulsão

O PT da Paraíba está novamente em pé de guerra. E não apenas por causa da disputa pelo comando do partido em novembro. Uma nova batalha foi deflagrada entre o atual presidente Rodrigo Soares e o deputado Luiz Couto, por conta dos cargos que alguns petistas (ligados a Couto) ocupam no Governo Ricardo Coutinho…
Rodrigo advertiu a Couto que ele precisa entregar os cargos que indicou no Governo RC, sob pena dos petistas serem expulsos do partido. O deputado rebate, afirmando que a indicação dos cargos não foi dele, mas “do governador Ricardo Coutinho”: “Eu apenas fui consultado sobre os nomes, mas a nomeação é ato exclusivo do governador.”
Oito secretários devem deixar Governo pra disputar eleições

O governador Ricardo Coutinho tem até abril para afastar pelo menos oito de seus secretários, interessados em disputar as eleições do próximo ano. Mas, pelo que se comenta nos bastidores, é possível que eles sejam exonerados na virada do ano. As demissões abrem espaços para nomeações de aliados, de olho nas eleições do próximo ano.
Devem deixar o Governo Adriano Galdino (Casa Civil – PSB), Aracilba Rocha (Finanças – PSL), Carlos Alberto (adjunto da Infraestrutura – PT), Efraim Morais (Infraestrutura – DEM), Estelizabel Bezerra (Comunicação – PSB), Manuel Ludgero (Articulação Municipal – PDT), Marenilson Batista (Agricultura – PT) e Ricardo Barbosa (PAC e Suplan – PSB).
Entidades postam Melô do Servidor na Internet ironizando mil dias do Governo

As entidades representativas do funcionalismo estadual aproveitaram o Dia do Servidor para postar o Melô do Servidor no youtube, parodiando os mil dias de gestão Ricardo Coutinho, especialmente no capítulo do tratamento à categoria. A letra traz, além das queixas dos servidores, críticas a setores como segurança pública e saúde.
Sobre os professores, por exemplo, canta o Melô do Servidor: “Na verdade só te dei amor/ Ao de dar a flor tirei o espinho/ Pois o voto que você queria/ Este eu te dei como muito carinho/ Agora vejo você se voltando conta mim/ Cortando meu pó de giz/ com prazer em demitir.” E acrescente: “Só na criminalidade foi que a gente cresceu.” Confira a música…
Paraíba no vermelho: Estado segue descumprindo Lei de Responsabilidade Fiscal

Desde o final do ano passado, as contas do Governo do Estado passaram do amarelo girassol para o vermelho. Dados obtidos do relatório de gestão fiscal indicam que a Paraíba é um dos três Estados (mais Tocantins e Alagoas) do País que ultrapassaram o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal nos gastos com pessoal, que é fixado em 49% para o Executivo.
A alegação do Governo do Estado (o Blog ouviu a secretária Aracilba Rocha – Finanças) tem sido que houve redução nos repasses do FPE. Mas, uma simples verificação no site da Secretaria do Tesouro Nacional revela que as receitas não caíram numa proporção que justifique um desequilíbrio nas contas do Governo, durante todo o ano de 2013.
Vamos aos números.
O Caso do Dinheiro Voador e outros casos

Pouca gente lembra que, há sete anos, a Paraíba ganhava manchete nacional com o escândalo do Dinheiro Voador. O caso das cédulas que ganharam asas no Edifício Concorde e fizeram a festa para os transeuntes na Epitácio Pessoa. O episódio trouxe uma dor de cabeça extra para o então governador Cássio Cunha Lima, candidato à reeleição.
Pouca gente sabe da existência de um escritório de advocacia, talvez nas proximidades, que opera para ressuscitar o caso. E não financiado exatamente pela oposição. Tem funcionado para monitorar todas as denúncias que envolvem o senador Cássio Cunha Lima na verdade. Seria uma espécie de apólice para o caso dele resolver ser mesmo candidato.