Sol das Letras promove II Por do Sol Literário

O grupo Sol das Letras promove, a partir das 17h30 desta quinta-feira (dia 23), mais um Por do Sol Literário, na Academia de Letras da Paraíba. A segunda edição do sarau literário terá um debate em torno do livro “O Incrível Testamento de Dom Agapito”, do jornalista e escritor Hélder Moura, lançado em Portugal, há […]
Governo sofre dura derrota na votação da LOA

O governador Ricardo Coutinho não teve muita sorte na votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), realizada hoje (dia 22), na Assembleia. Por 21 votos a treze, a oposição derrubou emenda do deputado Lindolfo Pires, e subscrita por toda a bancada governista, que mantinha a retirada de recursos da Defensoria Pública.
Foram protocoladas duas emendas confrontantes: do deputado Caio Roberto, relator do projeto, remanejando R$ 16.538.500,00 da Secretaria de Comunicação para Saúde, e do deputado Lindolfo Pires (e subscrita pela bancada do governista), retirava R$ 15,5 milhões da Defensoria Pública e transferia para a Secretaria de Saúde.
Por que a tentativa de tirar Veneziano da disputa?

Seria paranoia do PMDB ou Governo Ricardo Coutinho e PSDB querem tirar o ex-prefeito Veneziano da disputa de outubro? Nos últimos dias, o noticiário tem sido implacável com o Cabeludo. Num dia, ricardistas admitem conversas com o PMDB para se aliar contra um eventual rompimento do senador Cássio Cunha Lima…
No outro, alguns cassistas admitem entendimentos com o PMDB para a formatação de uma aliança em torno do senador tucano. Aliás, até mesmo segmentos do próprio PMDB (talvez refratários à candidatura de Veneziano) andaram especulando a possibilidade de alianças, ora com o PSB de Ricardo, ora com o PSDB de Cássio.
Se o Governo estivesse bem Cássio não ameaçaria romper

Não é segredo para ninguém na Paraíba que o maior problema que o governador Ricardo Coutinho enfrenta, hoje, é a eterna ameaça de rompimento do senador Cássio Cunha Lima. É uma espada permanentemente sobre sua cabeça. Mas, a maior responsabilidade dessa ameaça constante é o próprio Ricardo Coutinho.
Claro que é. Se o seu Governo estivesse bem junto à opinião pública, certamente o senador Cássio não estaria sinalizando com ameaça de rompimento. Em política, nenhum adversário, por mais poderoso que seja, rompe com um Governo que está bem. É risco até quando vai mal. Ninguém vai contra a maré popular. Essa é a regra.
Por que Cássio ainda não decidiu romper com Ricardo?

O senador Cássio Cunha Lima quer ser candidato? Provavelmente, sim. E Por quê? Primeiro, porque é intensa a cobrança de aliados seus que votaram a seu pedido em Ricardo Coutinho, nas eleições de 2010, estão decepcionados e já avisaram que não votam mais. Depois, certamente não digeriu a cassação de 2009 e deseja retomar o mandato que lhe foi tomado.
E por que não anunciou ainda? Bem, existe a dúvida cruel em relação à sua elegibilidade. Não é matéria pacífica, apesar dele sempre repetir, usando os seus dotes jurídicos, que se considera elegível. Mas, a verdade é que não tem a certeza. Se tivesse, já teria se apresentado formalmente com o candidato. Cássio sabe que não poderá demorar muito pra decidir.