Ataques a bancos crescem 141% e PB torna-se o 6º do País com mais ocorrências

E a Paraíba segue liderando rankings poucos gloriosos. Pesquisa elaborada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e Federação dos Vigilantes do Paraná (Fetravisp), com apoio técnico do Dieese, revelou que o Estado é o 6º do país e o 2º do Nordeste que mais registrou ocorrências de ataques a bancos em 2013.
Segundo o estudo, no ano passado, houve 145 ocorrências de ataques a bancos, dentre assaltos e arrombamentos, registradas, contra apenas 60 em 2012, o que representou um aumento de 141,47%. Para se ter uma ideia, em apenas um ano, o Estado pulou do 13º para o 6º no ranking nacional, apresentando a 6º maior evolução entre os estados brasileiros.
Governador prepara pacote de seis mil demissões

O governador Ricardo Coutinho não vai deixar pedra sobre pedra. Pelo menos a julgar pela informação que circula nos bastidores da Secretaria de Administração. Há um pacote em gestação para promover, por decreto, a demissão de aproximadamente seis mil servidores comissionados. O listão já está, inclusive, em fase final de conclusão.
Até onde o Blog pode apurar, a orientação é exonerar todos os cargos comissionados, incluindo aqueles indicados pelos aliados (que restaram) e também pelo senador Cássio Cunha Lima e seu grupo. São cerca dois mil efetivos nomeados para cargos de comissão e mais aproximadamente quatro mil comissionados, que não são do quadro efetivo.
Governador sofre quarta baixa na Assembleia com rompimento de Branco

O prognóstico feito nos bastidores da Assembleia de que a bancada do governador Ricardo Coutinho ficará com, no máximo, dez ou onze deputados, caminha para se confirmar. Na sessão desta quarta-feira (dia 26), foi a vez do deputado Branco Mendes anunciar sua saída da bancada de RC. Agora, são quatro os que já migraram: Carlos Dunga, Iraê Lucena, Léa Toscano e Branco.
O movimento precipitou-se após o rompimento do senador Cássio Cunha Lima. Pelo que circula nos corredores da Casa, mais deputados podem deixar a bancada governista, e todos do Dem. Seriam eles: Assis Quintans, Domiciano Cabral, João Henriques e, provavelmente, Lindolfo Pires. Com isso, a bancada do governador, que tinha 16 e, às vezes, 17 deputados, cai drasticamente para um pouco acima de uma dezena.
Fechamento de escolas deixa 87 mil sem aulas e coloca PB em 8º no ranking da falta de matrículas

Essa certamente foi uma das ações mais nefastas já cometidas no Estado contra a educação e os jovens que precisam de sala de aula para estudar. O fechamento de 233 escolas pelo governador Ricardo Coutinho trará prejuízos incalculáveis, e de longo prazo, para o Estado. É o que mostra recente relatório do Tribunal de Contas da União, divulgado há poucos dias.
Em 2016, por exemplo, a Paraíba vai figurar no ranking do ensino médio nacional como 8º Estado do País com o maior déficit de matrículas. A carência será de 1.066 vagas, abaixo apenas do Pará (10.668), de Alagoas (6.236), do Maranhão (5.975), de Pernambuco (1.952), do Ceará (1.704), da Bahia (1.563) e do Rio Grande do Sul (1.326).