ONG internacional elege Petrolão como o segundo maior escândalo de corrupção do mundo
A informação nem devia surpreender, para quem tem acompanhado noticiário dos últimos tempos em torno da Operação Lava Jato e todo o rombo do Petrolão. Mas, não há como não sentir um certo amargor ao ver que o escândalo de corrupção na estatal brasileira figura como o segundo maior do mundo, segundo a ONG Transparência Internacional. De fato, uma tristeza.
Uma tristeza para quem tinha a empresa como um símbolo do orgulho nacional. Um ícone da brasilidade, desde os tempos da campanha de Monteiro Lobato “O petróleo é nosso”, quando então a empresa era tratada como questão de soberania nacional. Que lástima. O escândalo de corrupção da Petrobrás só perde em dimensão para o ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovych, que promoveu um desvio milionário de recursos para sua conta privada.
Segundo o jornal O Globo, “a lista faz parte da campanha ‘Desmascare os Corruptos’, da ONG Transparência Internacional. A organização, que tem sede na Alemanha, faz relatórios anuais com índices de percepção de corrupção. No último boletim, o Brasil apareceu na posição 76, entre 168 países.
A campanha internacional começou em outubro de 2015. Ela recebeu denúncias de cidadãos de vários países, preocupados com o desvio de dinheiro público.” Mais em http://goo.gl/VV9eha
CONFIRA A LISTA DOS MAIORES ESCÂNDALOS DO MUNDO