Agentes decidem recorrer contra decisão de juiz que proibiu greve e secretário promete receber categoria na quarta
A Associação dos Agentes Penitenciários decidiu, nesta segunda (dia 6) recorrer da decisão do juiz Aluízio Bezerra, que atendeu pedido de tutela antecipada do governador Ricardo Coutinho, e proibiu qualquer paralisação da categoria, sob pena de multa diária de R$ 70 mil. O clima de tensão no final de semana foi de tensão, após o Governo demitir a direção do presídio PB1.
O governador, como se sabe, afastou os diretores, que eram todos agentes penitenciários, trocando por oficiais da Polícia Militar. Nesse domingo, houve acirramento entre a nova direção e os agentes, que se recusaram a fazer o plantão, alegando que as armas entregues para o trabalho eram sem registro, os coletes vencidos e estava faltando equipamento de proteção individual adequado.
Houve conflito e até mesmo ameaça de prisão e resistência por parte dos agentes. Mas, ao final, os agentes decidiram dar um crédito de confiança ao secretário Wagner Dorta (Administração Penitenciária), que prometeu receber representantes da categoria, nesta quarta (dia 8), para discutir suas reivindicações e encaminhar ao governador Ricardo Coutinho.
Audiência – No final de semana, os agentes divulgaram a cópia de um ofício encaminhado pela Agepen (Associação dos Agentes Penitenciários da Paraíba) ao secretário Wagner Dorta, desde outubro de 2015, em que solicitam uma audiência para discutir os problemas mais graves da categoria, e não receberam qualquer resposta.