Maranhão volta a cobrar de ministro o 3º Eixo da Transposição em Piancó
O senador Zé Maranhão voltou a cobrar do Ministério da Integração liberação de recursos da ordem de R$ 2,5 milhões para aquisição de perfuratrizes e a recuperação do Perímetro Irrigado de Sumé. Maranhão apresentou o pleito diretamente ao ministro Hélder Barbalho, lembrando serem ações necessárias e emergenciais de apoio aos produtores rurais, extremamente prejudicados com a seca dos últimos anos.
O senador advertiu que se trata de uma obra relativamente pequena, mas muito importante para a cidade: “Se conseguirmos recuperar e cuidar do que já existe, não precisaremos de gastar em nova obra ali.” O emedebista pediu ainda compromisso do ministro visando a construção do que será o terceiro eixo da Transposição do Rio São Francisco, o Canal de Piancó.
Para o senador, o eixo será uma complementação para a segurança hídrica da Paraíba, pois vai possibilitar o abastecimento do Açude Curemas-Mãe d´Água e de todo o Sertão paraibano. Por fim, lamentou que emenda ao Orçamento de 2018 da bancada da Paraíba não tenha sido direcionada a esta obra como deveria. “Somente eu, Benjamim Maranhão, Cássio e Pedro Cunha Lima lutamos por isso, infelizmente”.
“O ministro Helder é corajoso e confio na palavra dele, que conseguiu com determinação finalizar o Eixo Leste da Transposição quando eu nem acreditava mais. Não vou desistir do Canal de Piancó”, arrematou Maranhão. Além do senador, também participou da audiência o deputado federal Benjamim Maranhão, o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério, Antônio Pádua, e o Diretor do Departamento de Projetos, Antônio Luitgards.