Maranhão cobra obras do Canal de Piancó e ministro anuncia recursos para estudos de viabilidade
O senador Zé Maranhão voltou a cobrar do Ministério da Integração, nesta terça (dia 8), a realização das obras do chamado Terceiro Eixo da Transposição do São Francisco (Canal de Piancó), durante reunião com o ministro Antônio de Pádua. “Essas obras são absolutamente necessárias para resolver o grave problema hídrico daquela região”, pontuou o senador.
Pádua informou que já foram assegurados os recursos do Banco Mundial para a realização dos estudos de viabilidade econômica, técnica e ambiental e acredita que, “já em setembro será possível lançar a licitação para o Projeto Executivo”. O ministro também informou que já foi escolhida a empresa que vai concluir o Eixo Norte da Transposição, e as “obras devem ser retomadas logo”.
Maranhão destacou a necessidade de elaboração do Projeto Executivo ainda este ano, porque os recursos orçamentários, no valor de R$23 milhões já foram destinados pela Bancada da Paraíba para este fim: “Eu defendi a destinação de ainda mais recursos orçamentários da nossa bancada para essa obra. Não consegui apoio da maioria, não foi fácil conseguir o que temos e não podemos perder isso, até porque não sabemos quem vai assumir o Governo Federal no ano que vem.”
Maranhão esteve na audiência acompanhado do coordenador estadual do Dnocs, engenheiro Alberto Gomes, e aproveitou para cobrar do ministro também a aquisição de equipamentos, perfurações de poços e cisternas na Paraíba, com execução pelo Departamento de Obras Contra a Seca.