REABERTURA DOS TRABALHOS Câmara sinaliza recorde de matérias até dezembro e Cartaxo faz balanço de gestão
Durante a retomada dos trabalhos na Câmara de João Pessoa, esta terça (dia 7), a Mesa da Casa sinalizou pela intensificação de suas ações, neste segundo semestre, já a começar pelo evento “Hack-Fest Virada Legislativa”, que se destaca entre as iniciativas que buscam a democratização do Legislativo em sua interface com o cidadão.
“Todos os vereadores, candidatos ou não, estão bastante conscientes de seu dever para com o cidadão de João Pessoa, de modo que a nossa produção não irá parar. Tivemos mais de oito mil matérias tramitando no primeiro semestre, um aumento de quase 60% em relação ao mesmo período no ano passado, e estou confiante que estamos caminhando para quebrar nosso próprio recorde”, apontou o presidente Marcos Vinicius.
Já o prefeito Luciano Cartaxo, que participou da abertura dos trabalhos, pontuou: “Nossa cidade subiu de patamar e, hoje, se consolidou como referência em gestão pública no Nordeste, no Brasil a para toda América Latina, com premiação concedida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Estamos provando que podemos fazer mais mesmo diante da maior crise econômica que atingiu o país nos últimos 50 anos.”
Cartaxo destacou as atividades dos projetos: ‘Coração do Bairro’, ações de zeladoria em todas regiões da cidade; a ‘Ação Asfalto’ , que segue avançando nas ruas da cidade, principalmente nos bairros Rangel, Cristo, Varjão, Jaguaribe, Cruz das Armas, Geisel, Bancários, Centro, Bessa Mandacaru, Torre, Tambaú, Jardim São Paulo e Costa e Silva; além das Avenida Pedro II e Beira Rio que foram revitalizadas. E também ofereceu uma radiografia de sua gestão, nas seguintes áreas:
Educação e Saúde – São 61 creches em novo padrão e o recebimento do prêmio nacional pela qualidade da merenda nas creches pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); além de mais de 125 mil atendimentos nas Upas e a entrega do Centro Municipal de Hemodiálise, ao lado do Hospital Santa Isabel, no bairro Tambiá.
Concurso Público – “Um diferencial dessa gestão inovadora está no incentivo a carreira pública nesses dias vamos alcançar a marca de três mil servidores convocados por concurso público. O Serviço Médico de Urgência (Samu) e as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) da Cidade estão recebendo servidores do mais recente concurso realizado na área da Saúde.”
Ele ainda anunciou a realização do segundo concurso público para Procuradoria Municipal e que na próxima quinta (dia 9) dará posse aos novos aprovados no concurso do IPM (Instituto de Previdência Municipal).
Transparência – Em relação a transparência pública o prefeito foi enfático: “Somos a Capital mais transparente do país segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas Há poucos dias lançamos o novo portal da Transparência, facilitando o acesso da população à informação”.
Ele anunciou a participação da Capital na Rede Internacional de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que resultou em parcerias firmadas com outros países para participação na Feira Internacional de Economia Criativa, que será realizada na cidade, em novembro, junto ao Sebrae.
Aniversário da Cidade – Ainda em discurso, o prefeito da Capital destacou ações e obras a serem entregues neste mês de agosto em homenagem ao aniversário de João Pessoa, comemorado no último dia 5. A começar com a entrega da quarta UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade, esta localizada nos Bancários.