Câmara de Jampa realiza audiências para discutir questões relacionadas à Saúde Pública
Semana na Câmara de João Pessoa será marcada por audiências pública especiais sob o tema Saúde. Desta segunda (dia 10), até a próxima quarta-feira, os vereadores irão debater políticas públicas para pessoas com deficiência visual e o combate a sífilis. Haverá ainda homenagem aos oftalmologistas Aganeide Castilho Palitot e Francisco Petrucci Palitot de Oliveira.
Segunda – Neste dia 10, às 15h, acontece uma audiência pública em alusão ao ‘Dia Internacional da Pessoa com deficiência e ao ‘Dia Nacional do Cego’. Na ocasião, haverá a discussão sobre a formação e implementação da Comissão de Acessibilidade de João Pessoa e sobre políticas públicas voltadas aos deficientes visuais na capital paraibana. O vereador Lucas de Brito (PV) propôs a audiência.
Terça – Outra audiência pública será realizada, dia 11, às 15h, para discutir o combate a sífilis em João Pessoa. A propositura do debate foi do vereador Milanez Neto (PTB).
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, podendo apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). A doença pode ser transmitida por relação sexual sem preservativo, com uma pessoa infectada ou, da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto. O tratamento para sífilis mais indicado pelos médicos é feito à base de penicilina, um antibiótico comprovadamente eficaz contra a bactéria causadora da doença.
Quarta – No dia 12, às 15h, está programada uma sessão especial para celebrar o centenário da Igreja Assembleia de Deus Missão na Paraíba. O vereador Dinho (PMN) propôs a celebração.
A Assembleia de Deus chegou ao Brasil em 1910, por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém (PA), vindos dos Estados Unidos. Na Paraíba, ela surgiu em 1918, no Sítio Vertente, em Alagoa Grande.
Quinta – Encerrando os eventos da semana, outra sessão especial acontece na quinta-feira (13), a partir das 16h, para homenagear os oftalmologistas Aganeide Castilho Palitot e Francisco Petrucci Palitot de Oliveira com a a Medalha Cidade de João Pessoa e Título de Cidadão pessoense. O vereador Milanez Neto foi o propositor da solenidade.