PELA QUARTA VEZ João Pessoa lidera ranking nacional da transparência e aplicação de recursos de combate à Covid
Os dados são da Transparência Internacional. Com 99 pontos, João Pessoa lidera, juntamente com Goiânia (GO), Macapá (AP) e Vitória (ES), de acordo com o último ranking divulgado pela ONG. O estudo, realizado mês a mês desde o início da crise de Saúde provocada pelo novo coronavírus, mostra que a cidade continua sendo a melhor avaliada em todos os 46 itens da pesquisa
A pesquisa avalia a divulgação dos dados referentes às contratações emergenciais, doações e medidas de estímulo econômico e proteção social em tempos de pandemia. Os resultados levam em conta também outros estudos já divulgados em anos anteriores por órgãos de controle externo, que apontam a transparência pública como um dos pilares do modelo de gestão desenvolvido na cidade desde 2013.
A ONG Transparência internacional destaca que além de prejudicar o atendimento básico de saúde, a corrupção pode afetar também as tentativas dos governos de estimular a economia e ajudar as famílias em situação vulnerável. “É motivo de muito orgulho e satisfação vermos que João Pessoa é pela quarta vez primeiro lugar no ranking da Transparência Internacional”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo.
Lanterninhas – Aracajú (SE) e Maceió, com 51 pontos cada uma, são as duas capitais com menor índice de transparência, segundo o estudo.