LIGAÇÕES PERIGOSAS Jurídico de Edilma pede impugnação de pesquisa ao constatar que sócia de empresa é assessora de Ruy Carneiro
O jurídico da candidata Edilma Freire (PV) decidiu acionar a Justiça Eleitoral, contra pesquisa registrada pela pouco conhecida empresa IPS (Instituto de Pesquisa Social), com nome de fantasia Resenha+. O pedido de impugnação inspirou-se na constatação de que a empresa contratante (.Edu Produção e Edicaçã0) tem como sócia uma assessora parlamentar do deputado e candidato Ruy Carneiro (PSDB).
Rahyanne Lima Maia, sócia da empresa, foi contratada para para o cargo de Secretária Parlamentar, (função SP13), desde 12 de fevereiro de 2019, no gabinete de Ruy Carneiro. “O fato pode ser mera coincidência, mas não tinha como esse detalhe não chamar a atenção “, relatou um advogado integrante da equipe de Edilma ao Blog. O pedido de impugnação já foi protocolado junto ao Tribunal Superior Eleitoral.
Advogados da coligação João Pessoa da Gente, da candidata Edilma, também alegaram a existência de “vícios técnicos”, num “ambiente de moralidade turva”, diante da ligações próximas entre um candidato e o sócio da empresa que contratou a amostragem. Além do mais, foram levantadas dúvidas sobre a empresa Resenha+, que não teria um histórico de realização de pesquisas.
Finalmente, outra questão apontada no pedido de impugnação foi o fato de não ter sido apresentado ao TSE a relação dos bairros onde serão realizadas as entrevistas de intenção de voto e o detalhamento do sistema de verificação e controle do resultado do levantamento, sendo que “estes requisitos são indispensáveis para a aferição da idoneidade dessa ou de qualquer pesquisa”.
Empresa – A .Edu Produção e Edição LTDA (Produção de filmes para publicidade) foi constituída com capital social de R$ 40 mil, com endereço no conjunto Pedro Gondim, em João Pessoa, e tem como sócias Rahyanne Lima Maia (assessora parlamentar) e Rahyara Lima Maia.
Pesquisa – O pedido do registro da pesquisa foi feito pelo IPS (Instituto de Pesquisa Social), na verdade, Resenha+, sob nº PB-01307/2020) junto ao Tribunal Superior Eleitoral. No site, consta como contratante a empresa .Edu Produção e Edição.
QUADRO SOCIETÁRIO DA EMPRESA…