PARAÍBA SITIADA (áudio) Moradores denunciam toque de recolher imposto pela Okaida na fronteira com Pernambuco
O Blog recebeu alerta de moradores da região de Aroeiras, indicando que a facção conhecida como Okaida decidiu decretar um toque de recolher. A partir das 19h, os moradores são impedidos de circular pela cidade, que fica próxima à fronteira de Pernambuco.
Segundo áudio postado por um morador, “não tem quem passe (pela região à noite), o Comando Vermelho e a Okaida dominaram tudo lá, a divisa da Paraíba está praticamente toda dominada”. A ação das facções se estende por cidades como Aroeiras, Gado Branco, Umbuzeiro e Natuba.
Ainda no áudio, o morador diz que as cidades da região tem destacamento de apenas dois policiais, que não têm condições de enfrentar a bandidagem: “A polícia não entra, a polícia até se faz presente, mas qual o policial que é doido de enfrentar?”
Okaida – Conforme investigação do Ministério Público da Paraíba, a Okaida é “composta de jovens e adolescentes… e cresceu nos últimos anos: atualmente, domina vários municípios, expandiu seus braços para Pernambuco e conta com 6 mil membros “batizados” na Paraíba”.
O crescimento da facção, entre outras, inspirou, inclusive, uma reportagem da BBC Brasil. Diz a reportagem: “No início dessa década, enquanto a Okaida dominava bairros de João Pessoa como a Ilha do Bispo, São José e Alto do Mateus, os membros dos Estados Unidos estavam presentes nas regiões de Mandacaru, Bola da Rede e Novais.
Os dois grupos também se diferenciam pelas tatuagens de seus integrantes, como registra uma dissertação de mestrado concluída em 2015 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Feito pelo tenente-coronel Carlos Eduardo Santos, da Polícia Militar da Paraíba, o estudo mapeou os símbolos marcados na pele dos filiados às facções.
Quem é da Okaida costuma marcar a pele com palhaços ou com o personagem Chucky, do filme Brinquedo Assassino. Já os membros da Estados Unidos tatuam a bandeira americana ou o desenho de um peixe.
Nos últimos anos, porém, o crescimento da Okaida praticamente suplantou sua rival em número e força, ainda que a Estados Unidos continue ocupando alguns poucos bairros e pavilhões de cadeias de João Pessoa, segundo agentes de segurança.” (Mais em http://bbc.in/3mXCu5m)
CONFIRA O ÁUDIO…