CONTRA A COVID Paraíba inicia vacinação nesta terça com enfermeira e indígena
Esta terça-feira ficará no calendário da Paraíba como o dia de início da vacinação contra Covid-19. As duas primeiras pessoas imunizadas foram a enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira e o índio potiguara Genildo Avelar. O início da vacinação ocorreu na secretaria de Saúde e no hospital Clementino Fraga.
Marineide é enfermeira há 17 anos e trabalha há dez meses na linha de frente da doença, no Complexo Hospitalar Clementino Fraga. O índio potiguara Genildo é da Aldeia Carneira, no município de Marcação, e faz parte do grupo de risco, sendo hipertenso e diabético.
O início da vacinação ocorreu horas após a chegada do primeiro lote de 114.846 doses (das quais 21.920 destinadas exclusivamente para a população indígena), na noite de segunda-feira (18). Segundo o governador João Azevedo, a vacinação é o único “instrumento para enfrentar essa pandemia tão terrível”.
João Pessoa ficará com cerca de 13 mil doses da vacina. Os demais 222 municípios irão receber uma quantidade de doses na proporção da população. Para isso, 11 veículos refrigerados vão levar os imunizantes para as 12 centrais regionais de Saúde.
Segundo a secretaria de Saúde, deverão receber a vacina, nesta 1ª fase, os os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente contra Covid-19, além dos indígenas. Os municípios devem orientar seus trabalhadores sobre o calendário e local de vacinação.
Segundo o governador, existe uma previsão de que 34% dos profissionais de Saúde sejam vacinados ainda nesta 1ª fase da vacinação. O prefeito Cícero Lucena também presenciou o início da vacinação, ao lado do governador.