APÓS NOVA DECISÃO Prefeitura de João Pessoa vai continuar vacinando idosos de acordo com plano nacional
Uma polêmica marcou as últimas horas quanto à vacinação em João Pessoa. No primeiro momento, a juíza Wanessa Figueiredo dos Santos Lima (2ª Vara da Justiça Federal), provocada pelo Ministério Público na Paraíba (Federal, Estadual e do Trabalho), mandou suspender a vacinação para trabalhadores da Saúde que não estejam na linha de frente do combate à Covid, além de determinar a vacinação para pessoas de 60 anos.
A prefeitura emitiu nota lamentando a decisão, e decidiu recorrer. Então, em nova decisão, a Justiça Federal, em embargo de declaração, confirmou que vacinação contra Covid-19 conduzida pela prefeitura vem acontecendo dentro da normalidade. Com isso, a prefeitura decidiu manter os critérios de vacinação anteriores.
Desde a semana passada, a partir da quarta (dia 10), estão sendo imunizados pessoas acima de 90 anos e o calendário segue até a próxima sexta-feira no sistema drive thru, nos estacionamentos do Manaíra Shopping e do Mangabeira Shopping, das 10h às 17h.
Novo plano – Segundo a decisão da juíza Wanessa Figueiredo dos Santos Lima, o plano nacional permanece íntegro, devendo ser atendidas as faixas etárias mencionadas, sucessivamente. Ou seja, logo após a vacinação dos idosos acima de 90 anos, devem ser vacinados os idosos de 80 anos ou mais.
“Quando atingida a meta de vacinação desse subgrupo, avança-se para o seguinte, de 75 a 79 anos; atingida a meta deste, passa-se ao próximo, de 70 a 74 anos, e assim por diante”, afirmou o procurador-geral de João Pessoa, Bruno Nóbrega.
E ainda: a nova decisão esclareceu o conteúdo da liminar, que determinou a suspensão da vacinação dos profissionais de saúde não envolvidos na linha de frente do combate à pandemia.
Os trabalhadores da Saúde que já tiverem recebido a 1ª dose da vacina poderão receber a 2ª, mediante apresentação do cartão de vacinação com aquele registro, retomando-se a imunização dos demais profissionais quando atingida a meta geral de vacinação do público idoso de todas as faixas etárias.