AVANÇO DA COVID Dados do CRM mostram que 89,4% dos leitos de UTIs em João Pessoa estão ocupados: “Momento difícil”
O Conselho Regional de Medicina da Paraíba advertiu, em nota, que 89,4% dos leitos de UTIs para adultos dos hospitais públicos e privados da região metropolitana de João Pessoa estavam ocupados. Ou seja, dos 170 leitos de UTI públicos e privados desta região, 152 estavam ocupados, restando apenas 18 leitos disponíveis.
O levantamento foi feito junto a unidades de saúde do Estado referência no tratamento de pacientes com Covid-19. O levantamento mostrou também que, em Campina Grande, a taxa de ocupação destes leitos era de 52,3% e que, no Sertão, este índice era de 68%. “Estamos vivenciando mais um momento difícil desta pandemia”, afirmou o médico Roberto Magliano de Morais, presidente do CRM.
E ainda: “Apesar do constante aumento do número de leitos nos hospitais públicos e privados, do trabalho incansável dos profissionais de saúde, há uma grande e rápida disseminação do novo coronavírus em nosso Estado, resultando na superlotação de algumas unidades de Saúde.”
O conselheiro Bruno Leandro de Souza alertou: “O que vem nos preocupando é a crescente taxa de ocupação dos hospitais públicos e privados do estado e, mesmo assim, as pessoas continuarem promovendo aglomerações, como observamos agora no Carnaval.”
Dados – Em números absolutos, o censo do CRM mostrou que em 17 unidades de Saúde há 332 leitos de UTI Covid e 245 estavam ocupados, ou seja, um índice de ocupação de 73,8%. Na Grande João Pessoa, são 170 leitos de UTI e 152 ocupados (89,4%), em Campina Grande há 109 leitos de UTI, sendo 57 ocupados (52,3%) e, no Sertão, são 53 leitos de UTI e 36 estavam ocupados (68%).
O levantamento mostra também dados do número de leitos de enfermaria nestas unidades de saúde. Em todo o estado há um total de 466 leitos, sendo que 273 estavam com pacientes, ou seja, uma taxa de ocupação de 58,6%. Se tomarmos os dados por região, mais uma vez, a Grande João Pessoa apresenta taxa de ocupação bem maior que a média estadual: são 232 leitos de enfermaria, sendo 168 ocupados, um índice de 72%.
Em Campina Grande, são 167 leitos, 62 ocupados e taxa de 37%. No Sertão, são 67 leitos de enfermaria, 43 ocupados e índice de ocupação de 64%.