MISTÉRIO NA CALVÁRIO (áudio) Quem é o personagem do TCU que veio à João Pessoa a convite de Gilberto e “quebrava o galho” nos processos do Estado?
Um áudio, dos muitos obtidos no âmbito da Operação Calvário, revela, durante uma conversa entre o lobista Daniel Gomes da Silva e o ex-procurador Gilberto Carneiro, a existência de uma “pessoa dentro do Tribunal de Contas da União”, que a organização criminosa contava para ajudar a aprovar as contas da aplicação de recursos da União na Saúde da Paraíba.
Naquele momento, havia dúvidas se o dinheiro que o governo Ricardo Coutinho repassava para a Cruz Vermelha gaúcha, para terceirizar o Hospital de Trauma, seria do Estado ou da União. No diálogo, essa pessoa “camarada”, a quem Gilberto procurou em Brasília, confirma a existência de um processo tramitando no TCU, envolvendo auditoria nos recursos repassados à Cruz Vermelha.
O áudio, com baixa qualidade, foi gravado com autorização judicial, e consta de uma ligação telefônica entre Daniel e Gilberto. Gilberto revela, então, ter trazido “esta pessoa” a João Pessoa, para proferir uma palestra num encontro do Cira (Comitê Interestadual de Recuperação de Ativos), e diz que “esta pessoa” passou o final de semana na Paraíba e se prontificou a ajudar no TCU “no que precisasse”.
Por coincidência, quem esteve em João Pessoa e participou do 2º Encontro do Cira foi o ministro Bruno Dantas (TCU), que veio dar uma palestra, curiosa e ironicamente, sobre sonegação fiscal de grandes somas. O personagem oculto pode ter sido alguém que veio com o ministro. Ou não. O evento aconteceu entre os 14 e 15 de junho de 2018. (mais no portal do governo do Estado em http://bit.ly/3c1ER3o)
CONFIRA O ÁUDIO…