APÓS DENÚNCIA (vídeo) Equipe de Zoonose de Cabedelo vai à Ilha da Restinga avaliar e tratar animais abandonados
A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Zoonose local, realizou uma visita técnica à Ilha da Restinga para avaliar a situação de animais abandonados no local, após denúncia de que algumas pessoas estavam despejando seus animais na ilha. A ação aconteceu em parceria com o Pelotão Ambiental da Semapa.
Na ocasião foram encontrados 12 cães em situação de debilitação, apresentando diversas doenças. Os animais passarão por um processo de reabilitação e, após a plena recuperação, serão levados para o Centro de Zoonose para se submeterem à castração.
“Encontramos esses animais abandonados, o que já caracteriza crime ambiental. Vamos, juntos com o Pelotão Ambiental, investigar esse caso. E, claro, cuidar desses animais”, disse o médico veterinário Rodrigo Guimarães, coordenador de Zoonose de Cabedelo.
E arrematou: “Toda semana estaremos na Ilha para aplicar a medicação e concluir o tratamento, que deve durar, em média, 45 dias. Após a recuperação deles, vamos trazê-los ao Centro de Zoonose para realizar a castração. Um morador da Restinga já se comprometeu a cuidar deles, desde que estejam estéreis.”
Denúncia – No mês passado, o Blog recebeu denúncia de que algumas pessoas, de forma criminosa, estavam abandonando seus animais à própria sorte na Ilha da Restinga. Em vídeo (confira abaixo), Francisco Garcia, do Núcleo de Justiça Animal, relata como os animais são despejados na ilha. O acesso só se dá por meio de canoas ou outras embarcações.