APÓS NOTA DA ANVISA Paraíba mantém a imunização de grávidas apenas com a vacina Pfizer
O programa estadual de imunização decidiu alterar a sistemática de vacinação, depois de uma recomendação da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) para suspender a aplicação da AstraZeneca para as grávidas. Com isso, todas as cidades passaram a receber orientação de vacinar com a Pfizer.
Com a nova recomendação, as grávidas podem continuar a ser imunizadas com a Coronavac ou Pfizer. A Paraíba, como já divulgado, recebeu 8.076 doses da Pfizer e que já foram distribuídas pelo Estado para serem utilizadas como primeira imunização em João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo.
Nota – Em nota, a Anvisa pontuou que “o uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica“.
Após a recomendação da Anvisa, 13 Estados, dentre os quais a Paraíba, deixaram de aplicar a AstraZeneca para grávidas. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Rondônia.