TERCEIRA ONDA? Secretário informa 91% de ocupação de UTI no Metropolitano e alerta para aumento de casos
Há uma terceira onda de Covid a caminho. Pelo menos a julgar pelos números e os alertas emitidos pela secretaria de Saúde do Estado. Segundo a secretaria, a Paraíba registrou, nas últimas duas semanas, um aumento considerável no número de internações de pacientes em unidades hospitalares do Estado, especialmente no Sertão.
Para se ter uma ideia, no auge da pandemia, em março último, a Paraíba chegou a registrar 606 novas internações numa única semana. Esses números caíram para uma média de 420 internações. Mas, Nas duas últimas semanas, contudo, voltaram a aumentar, batendo na casa dos 492.
“Nós precisamos entender que a pandemia precisa que nós possamos usar os aprendizados de 2020. Usar máscaras, não aglomerar, só conviver com pessoas da família e amigos próximos e com pessoas do trabalho com segurança, e evitar sair de casa, desnecessariamente. Não é suficiente um esforço concentrado em duas ou três semanas e depois um relaxamento”, pontuou o secretário Geraldo Medeiros (Saúde).
No hospital Metropolitano de Santa Rita já há 91% de ocupação das UTIs para pessoas com Covid. Há também uma ocupação de 77% nas enfermarias. “O momento é de alta gravidade, e não se pode relaxar”, alertou.
Vacinação – Segundo o secretário, a vacinação precisa ser ampliada e as pessoas deve seguir as proteções, mesmo depois de vacinadas com as duas doses: “O vírus não está sob controle no mundo, a situação é extremamente preocupante e nós, como sempre, precisamos fazer a nossa parte.”