DISPUTA NA OAB Primeira mulher candidata a presidente surpreende e chega com fôlego à reta final da campanha
A maratona da eleição da OAB chega ao desfecho na próxima quinta (dia 18). E chega num quadro com três candidatos disputando o comando da entidade que, nos últimos tempos, andou perdendo seu contato mais comprometido com as causas da sociedade, esta que foi uma de suas características marcantes, sobretudo nos tempos mais sombrios.
Não há que questionar a competência dos três candidatos, mas o fato que surpreende é a obstinação da candidata Maria Cristina Santiago, a Kiu, primeira postulante à presidente em 90 anos de OAB-PB. Admito que, no início da campanha, não imaginei que ela conduziria sua campanha com tamanha garra. Kiu revelou-se uma guerreira, sobretudo pelejando num universo marcadamente machista.
A verdade é que, independente do desfecho da eleição, a jovem advogada já é uma vitoriosa, sobretudo porque ousou romper o cerco numa seara quase privativa de homens, e conseguiu superar preconceitos. Nesses meses de campanha intensa, debates tempestuosos, ela não recuou. Mostrou uma coragem incomum tão necessária para tempos de mudanças.
E quem imaginava que ela entrou na campanha apenas para concorrer, certamente precisará refazer suas estratégias.
Eleições – Há um total de 10.718 eleitores estão aptos a votar nesta quinta (dia 18). De acordo com o Edital de convocação para a eleição geral, só poderão votar aqueles que estão com a situação financeira regularizada, incluindo o parcelamento em dia com a instituição. O prazo para regularizar a situação financeira junto à OAB foi até o último dia 19 de outubro.