MUITA ÁGUA DEBAIXO DA PONTE Deputada pede para governo tirar Cagepa de Santa Rita e esposo contrata empresa por R$ 247 milhões
O processo de privatização do sistema de águas e esgotos de Santa Rita começa a chamar a atenção do Ministério Público. Numa operação, no mínimo, estranha a deputada Jane Panta, esposa do prefeito Emerson Panta, apresentou na Assembleia um requerimento solicitando que o governo do Estado encerre as operações da Cagepa no município.
Na sequência, o prefeito inicia o processo de contratação de uma empresa privada, a Águas do Nordeste, para assumir o serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade. O detalhe é que o processo está em tramitação, mesmo após denúncias da oposição, indicando a possibilidade de irregularidades no contrato, que poderia aumentas as tarifas de águas e esgotos.
O valor do contrato com a empresa chega a R$ 247 milhões. Já houve, inclusive, tentativa por parte da oposição para criação de uma CPI, diante de viagens suspeitas de integrantes da administração municipal a São Paulo. Em agosto de 2021, o vereador Tenente Jair já havia anunciado o desejo de instalar a CPI na Câmara.
Seu pedido se inspirou em decisão da Prefeitura de retirar da Cagepa a concessão para exploração de água e saneamento, devido “a um suposto esquema fraudulento envolvendo duas empresas privadas de São Paulo”.